Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1379| Título : | CARTAS DOS ADOLESCENTES INTERNOS DA FEBEM: O QUE REVELAM E O QUE OCULTAM |
| Autor : | PADILHA, Anna Maria Lunardi RODRIGUES, Mary Fátima Gomes |
| Palabras clave : | FEBEM;CARTAS;PRÁTICA PEDAGÓGICAS |
| Fecha de publicación : | 2005 |
| Editorial : | UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA |
| Resumen : | O OBJETIVO DESTE TRABALHO, ARTICULADO COM MEUS OBJETIVOS DE VIDA, FOI MOSTRAR, ATRAVÉS DE CARTAS ESCRITAS POR ADOLESCENTES INFRATORES DE UMA UNIDADE DA FEBEM, UM DOS CAMINHOS ENCONTRADOS COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA E NELAS CAPTAR O QUE ERA REVELADO E OCULTADO PELOS MEUS ALUNOS QUANDO ESCREVERAM PARA SUAS MÃES, AMIGOS E NAMORADAS, CONSIDERANDO AS CONDIÇÕES SOCIAIS CONCRETAS, NAS QUAIS AS CARTAS FORAM PRODUZIDAS, OU SEJA, O AMBIENTE CARCERÁRIO, A CENSURA, A DISTÂNCIA ENTRE OS MENINOS E SUA COMUNIDADE, A SALA DE AULA, AS RELAÇÕES ESTABELECIDAS, OS CONFLITOS, OS SILÊNCIOS. A UTILIZAÇÃO DE ONZE CARTAS SELECIONADAS DEU-SE COM A PERMISSÃO DOS ALUNOS E DE SEUS FAMILIARES, BEM COMO PERTENCIAM AOS ARQUIVOS PESSOAIS DA PROFESSORA-PESQUISADORA POR SEREM ATIVIDADE PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA DURANTE AS AULAS. A PERSPECTIVA TEÓRICO-METODOLÓGICA ESCOLHIDA FOI A HISTÓRICO-CULTURAL DE LEV VIGOTSKI E A ENUNCIATIVO-DISCURSIVA DE MIKHAIL BAKHTIN, PROCURANDO TRAZER CONTRIBUIÇÕES DE OUTROS AUTORES, CUJOS PENSAMENTOS E OBRAS AMPLIARAM AS POSSIBILIDADES DE COMPREENSÃO E ANÁLISE DO OBJETO DE ESTUDO. O CAMINHO METODOLÓGICO DIZ RESPEITO AOS FUNDAMENTOS E PROCESSOS, NOS QUAIS SE APÓIA A REFLEXÃO. O TEXTO FOI ORGANIZADO EM CINCO CAPÍTULOS, PROCURANDO ABRANGER AS SEGUINTES QUESTÕES: TRAJETÓRIA DA PESQUISADORA ATÉ SEU OBJETO DE ESTUDO, CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO E DOS INTERNOS, CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS AO ESTUDO, POSSIBILIDADES DE LEITURA DAS CARTAS PRODUZIDAS E CONSIDERAÇÕES FINAIS. FORAM CONSTRUÍDOS QUATRO NÚCLEOS TEMÁTICOS PARA A ANÁLISE, DEPOIS DE VÁRIAS LEITURAS DAS CARTAS: 1. A CARTA COMO TENTATIVA DE APROXIMAÇÃO COM O OUTRO, 2. BUSCA DO REENCONTRO E A FALTA QUE SENTEM DAS PESSOAS QUE NÃO ESTÃO PRESENTES, 3. DECLARAÇÃO DE AMOR, DO BEM QUERER, 4. ARREPENDIMENTO, PEDIDO DE PERDÃO E PROMESSA DE MUDANÇA DE VIDA. ALÉM DO QUE PUDE VIVER NA INSTITUIÇÃO CARCERÁRIA, MEUS ALUNOS ME MOSTRARAM, ME DISSERAM, ESCREVERAM, CONFIDENCIARAM, REVELANDO E OCULTANDO UMA IMPORTANTE INSTÂNCIA DA SOCIEDADE. NÃO APENAS COMO UMA PARTE DELA, MAS COMO UMA PARTE QUE CONTÉM O TODO UMA TOTALIDADE. POSSO DIZER QUE MESMO NA VIOLÊNCIA E NA EXCLUSÃO SOCIAL, OS MENINOS NÃO ESTÃO DESTITUÍDOS DE SUAS CONDIÇÕES HUMANAS DE DESENVOLVIMENTO ELAS ESTÃO APAGADAS, MAS COM MARCAS DE POSSIBILIDADES. |
| Descripción : | TAQUARAL/UNIMEP, INEP |
| URI : | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1379 |
| Otros identificadores : | Mestrado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO |
| Aparece en las colecciones: | Adolescentes em Processo de Exclusão Social |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| tese.pdf | 615.62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
Herramientas de Administrador