Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/916
Título : DAS RELAÇÕES ENTRE DIMENSÃO ESPIRITUAL, VALORES, CURRÍCULO E PRÁTICAS EDUCATIVAS NA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES
Autor : OSOWSKI, Cecília Irene
SCHLICKMANN, José Wilson
Palabras clave : EDUCAÇÃO;ESPIRITUALIDADE;CURRÍCULO ESCOLAR;PRÁTICAS EDUCATIVAS
Fecha de publicación : 2002
Editorial : UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS
Resumen : A PRESENTE DISSERTAÇÃO INVESTIGOU A QUALIDADE DAS RELAÇÕES EXISTENTES ENTRE A DIMENSÃO ESPIRITUAL DO SER HUMANO, OS VALORES, A ESPIRITUALIDADE, O CURRÍCULO E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS PRESENTES NUM ESPAÇO EDUCATIVO-PEDAGÓGICO. PARA A COMPREENSÃO ANTROPOLÓGICA BUCOU-SE AS CONTRIBUIÇÕES DE HENRIQUE DE LIMA VAZ, JOSÉ ROQUE JUNGES, FRANCISCO TABORDA, JOHAN KONINGS E HANS WALTER WOLFF PARA OS SABERES AXIOLÓGICOS EM JOHANNES HESSEN, UBIRATAN D`AMBROSIO E CARLOS JAMES. PARA A COMPREENSÃO SOBRE CURRÍCULO E PRÁTICAS EDUCATIVAS DESTACOU-SE J.GIMENO SACRISTÁN, TOMAZ TADEU DA SILVA, CECÍLIA OSOWSKI E ANA AMÉLIA INOUE. NA PESQUISA REALIZADA COM ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO BUSQUEI PERCEBER QUAL A INFLUÊNCIA DO CURRÍCULO NA QUALIDADE DE VIDA DESSES ESTUDANTES. TRABALHEI COM A METODOLOGIA DA ANÁLISE DE DISCURSO, CONSTRUINDO ESSA FUNDAMENTAÇÃO SOBRETUDO A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DE ENI ORLANDI. OS ESTUDOS DE FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA REALIZADOS E A ANÁLISE DO DISCURSO DOS ESTUDANTES PESQUISADOS APONTAM PARA A COMPREENSÃO DE QUE HÁ UMA RELAÇÃO ESTREITA ENTRE OS VALORES MEDIADOS NO CURRÍCULO E AS APRENDIZAGENS CONSTRUÍDAS POR ESSES ESTUDANTES.
Descripción : UNISINOS
URI : http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/916
Otros identificadores : Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Aparece en las colecciones: Juventude e Escola

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
tese.pdf675.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.

Herramientas de Administrador