Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/916
Title: DAS RELAÇÕES ENTRE DIMENSÃO ESPIRITUAL, VALORES, CURRÍCULO E PRÁTICAS EDUCATIVAS NA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES
Authors: OSOWSKI, Cecília Irene
SCHLICKMANN, José Wilson
Keywords: EDUCAÇÃO;ESPIRITUALIDADE;CURRÍCULO ESCOLAR;PRÁTICAS EDUCATIVAS
Issue Date: 2002
Publisher: UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS
Abstract: A PRESENTE DISSERTAÇÃO INVESTIGOU A QUALIDADE DAS RELAÇÕES EXISTENTES ENTRE A DIMENSÃO ESPIRITUAL DO SER HUMANO, OS VALORES, A ESPIRITUALIDADE, O CURRÍCULO E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS PRESENTES NUM ESPAÇO EDUCATIVO-PEDAGÓGICO. PARA A COMPREENSÃO ANTROPOLÓGICA BUCOU-SE AS CONTRIBUIÇÕES DE HENRIQUE DE LIMA VAZ, JOSÉ ROQUE JUNGES, FRANCISCO TABORDA, JOHAN KONINGS E HANS WALTER WOLFF PARA OS SABERES AXIOLÓGICOS EM JOHANNES HESSEN, UBIRATAN D`AMBROSIO E CARLOS JAMES. PARA A COMPREENSÃO SOBRE CURRÍCULO E PRÁTICAS EDUCATIVAS DESTACOU-SE J.GIMENO SACRISTÁN, TOMAZ TADEU DA SILVA, CECÍLIA OSOWSKI E ANA AMÉLIA INOUE. NA PESQUISA REALIZADA COM ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO BUSQUEI PERCEBER QUAL A INFLUÊNCIA DO CURRÍCULO NA QUALIDADE DE VIDA DESSES ESTUDANTES. TRABALHEI COM A METODOLOGIA DA ANÁLISE DE DISCURSO, CONSTRUINDO ESSA FUNDAMENTAÇÃO SOBRETUDO A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DE ENI ORLANDI. OS ESTUDOS DE FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA REALIZADOS E A ANÁLISE DO DISCURSO DOS ESTUDANTES PESQUISADOS APONTAM PARA A COMPREENSÃO DE QUE HÁ UMA RELAÇÃO ESTREITA ENTRE OS VALORES MEDIADOS NO CURRÍCULO E AS APRENDIZAGENS CONSTRUÍDAS POR ESSES ESTUDANTES.
Description: UNISINOS
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/916
Other Identifiers: Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Appears in Collections:Juventude e Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf675.64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools