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http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/301
Título: | Uma trilha da EP: analisando o processo educativo num projeto do programa Capacitação Solidária |
Autor(es): | ALMEIDA, Francisco Antonio Ferreira de PETIT, Sandra Haydée |
Palavras-chave: | EDUCAÇÃO POPULAR;AÇÃO COMUNITÁRIA;CAPACITAÇÃO |
Data do documento: | 2002 |
Editor: | Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | ALMEIDA. Francisco Antonio Ferreira de. Uma trilha da EP: analisando o processo educativo num projeto do programa Capacitação Solidária. 2002. 160f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2002. Fortaleza |
Resumo: | Este trabalho visa estudar e compreender o processo educativo desenvolvido no Projeto Profissionalizando para o Futuro, do Cpec - Centro Popular de Educação e Cultura Pé no Chão, realizado sob a orientação e apoio do Programa Capacitação Solidária. Constitui-se numa análise de uma ação educativa popular específica, os principais eixos da problemática da pesquisa, em sintése, são: a) a relação entre conteúdo/prática educadora desenvolvidas nesses projetos e a prática da educação popular; b) a maneira como se dão os processos participativos na definição dos cursos, elaboração dos projetos e realização das atividades, a partir da ótica dos educandos; c) a possível relação existente entre o conteúdo e a prática educacional desenvolvidos nos projetos e a educação formal. Trata-se de uma análise que tem como ponto de partida a visão dos próprios educandos acerca de sua experiência no processo educacional do referido projeto, 'a luz da reflexão teórica sobre o conceito e prática em educação popular e tendo a abordagem institucionalista como referencial teórico-metodológico. Os resultados apontam para a possibilidade de realização da educação popular em qualquer espaço educativo, mesmo aqueles sob a inflência direta de organismos ou programas governamentais. A forma como se desenvolvem os processos grupais e a prática política e educativa dos educadores são considerados o diferencial para se identificar um determinado projeto educacioal como educação popular. |
Descrição: | Biblioteca de Ciências Humanas- UFC |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/301 |
Aparece nas coleções: | Educação em Comunidades |
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