Abstract:
ESTA TESE ANALISA AS AÇÕES SÓCIO-EDUCATIVAS NOS ESPAÇOS COTIDIANOS DOS PROGRAMAS SOCIAIS EXISTENTES EM BELÉM ENQUANTO PRÁTICA SOCIAL QUE CONTRIBUI NA CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO, DESTACANDO A RAÇA/ETNIA, O GÊNERO, A CLASSE SOCIAL COMO ARTICULAÇÃO CONSTITUTIVA E CONSTITUINTE. A INTERLOCUÇÃO EMPREENDIDA É UMA REFLEXÃO SOBRE AS POTENCIALIDADES DESSA ARTICULAÇÃO, PRESENTE NA ANÁLISE CONTEMPORÂNEA DO REAL, PROCURANDO DAR CONTA DAS QUESTÕES SUSCITADAS NA PRÁTICA COTIDIANA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES DOS PROGRAMAS SOCIAIS EXAMINADOS. O CAMPO EMPÍRICO CARACTERIZADO PELO CONTATO COM VINTE E OITO ENTIDADES GOVERNAMENTAIS E NÃO-GOVERNAMENTAIS DÁ-NOS A OPORTUNIDADE DE APRENDER COMO É VIABILIZADA A IMBRICAÇÃO CLASSE, GÊNERO, RAÇA/ETNIA NA REFERIDA PRÁTICA SOCIAL. O EXAME FORNECIDO PELA OBSERVAÇÃO IN LOCO E PELO ARCABOUÇO TEÓRICO UTILIZADO INDICA QUE A CONTRIBUIÇÃO DOS PROGRAMAS SOCIAIS NA CONSTITUIÇÃO OBJETIVA/SUBJETIVA É UM PROCESSO CONTRADITÓRIO. AS DIMENSÕES DO GÊNERO, DA RAÇA/ETNIA E DA CLASSE SOCIAL SÃO TRATADOS NO CONJUNTO DA DINÂMICA SÓCIO-EDUCATIVA DE FORMA TENSA, INTERCALADAS POR DOIS CAMPOS. O PRIMEIRO É O CAMPO DA REPRODUÇÃO/CRISTALIZAÇÃO HIERARQUIZADORA PECULIAR DO JOGO AMBÍGUO DA VISIBILIDADE/INVISIBILIDADE QUE PERPASSA, MUITAS VEZES, O PRÓPRIO TRATAMENTO TEÓRICO-METODOLÓGICO QUE CERCA A CONFLUÊNCIA RAÇA/ETNIA, GÊNERO, CLASSE SOCIAL. O SEGUNDO CORRESPONDE AO CAMPO DA POSSIBILIDADE E DA FERTILIDADE DOS PROGRAMAS QUE SINALIZAM PARA A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS COMPROMETIDAS COM PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DOS SUJEITOS ENQUANTO ESPAÇO QUE TEM NA RAÇA/ETNIA, GÊNERO, CLASSE SOCIAL SEUS PRINCIPAIS ELEMENTOS CRIADORES.