Mostrar el registro sencillo del ítem
| dc.contributor.advisor | BONETTI, Dilsea Adeodata | pt_BR |
| dc.contributor.author | NASCIMENTO, Maria Antonia Cardoso Do | pt_BR |
| dc.coverage.spatial | SP | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2009-03-14T18:24:14Z | |
| dc.date.available | 2009-03-14T18:24:14Z | |
| dc.date.issued | 2000 | pt_BR |
| dc.date.submitted | 2000 | pt_BR |
| dc.identifier | Doutorado | pt_BR |
| dc.identifier | SERVIÇO SOCIAL | pt_BR |
| dc.identifier | MISTO | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1311 | |
| dc.description | PUC - SP | pt_BR |
| dc.description.abstract | ESTA TESE ANALISA AS AÇÕES SÓCIO-EDUCATIVAS NOS ESPAÇOS COTIDIANOS DOS PROGRAMAS SOCIAIS EXISTENTES EM BELÉM ENQUANTO PRÁTICA SOCIAL QUE CONTRIBUI NA CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO, DESTACANDO A RAÇA/ETNIA, O GÊNERO, A CLASSE SOCIAL COMO ARTICULAÇÃO CONSTITUTIVA E CONSTITUINTE. A INTERLOCUÇÃO EMPREENDIDA É UMA REFLEXÃO SOBRE AS POTENCIALIDADES DESSA ARTICULAÇÃO, PRESENTE NA ANÁLISE CONTEMPORÂNEA DO REAL, PROCURANDO DAR CONTA DAS QUESTÕES SUSCITADAS NA PRÁTICA COTIDIANA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES DOS PROGRAMAS SOCIAIS EXAMINADOS. O CAMPO EMPÍRICO CARACTERIZADO PELO CONTATO COM VINTE E OITO ENTIDADES GOVERNAMENTAIS E NÃO-GOVERNAMENTAIS DÁ-NOS A OPORTUNIDADE DE APRENDER COMO É VIABILIZADA A IMBRICAÇÃO CLASSE, GÊNERO, RAÇA/ETNIA NA REFERIDA PRÁTICA SOCIAL. O EXAME FORNECIDO PELA OBSERVAÇÃO IN LOCO E PELO ARCABOUÇO TEÓRICO UTILIZADO INDICA QUE A CONTRIBUIÇÃO DOS PROGRAMAS SOCIAIS NA CONSTITUIÇÃO OBJETIVA/SUBJETIVA É UM PROCESSO CONTRADITÓRIO. AS DIMENSÕES DO GÊNERO, DA RAÇA/ETNIA E DA CLASSE SOCIAL SÃO TRATADOS NO CONJUNTO DA DINÂMICA SÓCIO-EDUCATIVA DE FORMA TENSA, INTERCALADAS POR DOIS CAMPOS. O PRIMEIRO É O CAMPO DA REPRODUÇÃO/CRISTALIZAÇÃO HIERARQUIZADORA PECULIAR DO JOGO AMBÍGUO DA VISIBILIDADE/INVISIBILIDADE QUE PERPASSA, MUITAS VEZES, O PRÓPRIO TRATAMENTO TEÓRICO-METODOLÓGICO QUE CERCA A CONFLUÊNCIA RAÇA/ETNIA, GÊNERO, CLASSE SOCIAL. O SEGUNDO CORRESPONDE AO CAMPO DA POSSIBILIDADE E DA FERTILIDADE DOS PROGRAMAS QUE SINALIZAM PARA A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS COMPROMETIDAS COM PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DOS SUJEITOS ENQUANTO ESPAÇO QUE TEM NA RAÇA/ETNIA, GÊNERO, CLASSE SOCIAL SEUS PRINCIPAIS ELEMENTOS CRIADORES. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | |
| dc.publisher | PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO | pt_BR |
| dc.subject | CRIANÇAS | pt_BR |
| dc.subject | ADOLESCENTES | pt_BR |
| dc.subject | REFLEXÃO | pt_BR |
| dc.title | CRIANÇAS E ADOLESCENTES: A TEMÁTICA DA IMBRICAÇÃO RAÇA/ETNIA, GÊNERO, CLASSE SOCIAL NOS PROGRAMAS SOCIAIS EM BELÉM | pt_BR |
| Ficheros | Tamaño | Formato | Ver |
|---|---|---|---|
|
No hay ficheros asociados a este ítem. |
|||