Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/660
Título: A educação básica no governo Lula: um primeiro balanço
Autor(es): ARAÚJO, Luís
SILVA, Camilla Croso
Palavras-chave: POLÍTICA EDUCACIONAL;EDUCAÇÃO BÁSICA;PROGRAMA EDUCACIONAL;PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO;PROGRAMA UMA ESCOLA DO TAMANHO DO BRASIL;GOVERNO LULA
Data do documento: 2006
Editor: Ação Educativa Assessoria Pesquisa e Informação
Resumo: O objetivo do estudo foi o de analisar o conjunto das políticas de Educação Básica implementadas durante a gestão do governo Lula, particularmente entre os anos de 2003 e meados de 2006 e identificar o nexo entre essas ações e outros dois instrumentos: o Programa de Governo do PT e o Plano Nacional de Educação. Portanto a análise foi realizada da a partir de dois referenciais: 1. O Programa de Governo do PT, apresentado durante a campanha de 2002, buscando avaliar sua coerência programática e sua capacidade de sustentar os compromissos assumidos; 2. O Plano Nacional de Educação, o qual deveria balizar o horizonte das políticas públicas, uma vez que se configura em um Plano de Estado com metas até 2011. O levantamento apresentado permite afirmar que ocorreram avanços, particularmente no campo da equidade, do investimento no fortalecimento dos conselhos de educação, na revisão da legislação do ensino médio e profissional, porém essas medidas não foram suficientes para imprimir uma dinâmica de acesso, permanência e equidade que viabilizasse o cumprimento das metas e diretrizes do Plano Nacional de Educação.
Descrição: Duração da Pesquisa: 2005-2006
Apoio Fundação Ford
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/660
Aparece nas coleções:A educação básica no governo Lula
Publicações AE (todas)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educacao_basica_no_governo_Lula.pdf
  Restricted Access
628.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.