Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/461
Título: Políticas sociais e relações de gênero: as políticas de renda mínima e o desenvolvimento da cidadania das mulheres em Samambaia, Distrito Federal
Autor(es): AVELAR, Lucia Merces de
DEIDEL, Carlos Daniel Dell Santo
Palavras-chave: POLÍTICAS PÚBLICAS SOCIAIS;RENDA MÍNIMA;PROGRAMA DE RENDA MÍNIMA;GÊNERO;MULHERES
Data do documento: 2006
Editor: Universidade de Brasília. Instituto de Ciência Política. Programa de Pós-Graduação em Ciência Política
Citação: DEIDEL, Carlos Daniel Dell Santo. Políticas sociais e relações de gênero: as políticas de renda mínima e o desenvolvimento da cidadania das mulheres em Samambaia, Distrito Federal. 2006. 143f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade de Brasília. Instituto de Ciência Política. Programa de Pós-Graduação em Ciência Política. 2003. Distrito Federal. Orientador(a): Lucia Merces de Avelar.
Resumo: Esta dissertação analisa se a participação das mulheres como beneficiárias de Programas de Garantia de Renda Mínima, principalmente o Programa Renda Minha, do Governo do Distrito Federal, contribui para o desenvolvimento da cidadania plena das mulheres na cidade de Samambaia (DF). Após extensa pesquisa de campo, realizada com 602 mulheres, por meio de questionário individual e realização de grupos focais utilizando metodologia sociodramática com 215 das mulheres entrevistadas, conclui que as fragilidades institucionais, agregadas à falta de informação sobre os critérios de elegibilidade e de controle social por parte das beneficiárias, impedem o desenvolvimento da cidadania das mulheres. A insegurança e o medo da exclusão inibem os processos de mútuo reconhecimento, que fomentam a criação da consciência de direitos e o passo para autonomização política. Os programas têm grande significação social para as beneficiárias, porém não criam mecanismos para interação com políticas públicas dirigidas às mulheres, nem possibilitam sua auto-organização em grupos de interesse ou de geração de trabalho e renda no marco da economia solidária. Este trabalho propõe como alternativas: a) articulação do programa com políticas para mulheres; b) divulgação dos critérios de elegibilidade do programa; c) estabelecimento de parcerias com as organizações sociais; d) criação de mecanismos de controle social e gestão, onde participem as mulheres beneficiárias; e) realização de encontros regionais das beneficiárias; e f) restabelecimento das redes sociais de convivência.
Descrição: Biblioteca Central
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/461
Aparece nas coleções:Educação e Gênero

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carlos_Daniel_Dell_Siedel.pdf1.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador