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Título : O educativo das relações de gênero no Assentamento Águas Claras: algumas considerações sobre tempo, trabalho e lazer
Autor : RIBEIRO, Marlene
Núñez, Carla Patrícia Pintado
Palabras clave : GÊNERO;MULHERES;ASSENTAMENTOS RURAIS
Fecha de publicación : 2003
Editorial : Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Orientador(a): Marlene Ribeiro
Citación : PINTADO NÚÑEZ, Carla Patrícia. O educativo das relações de gênero no Assentamento Águas Claras: algumas considerações sobre tempo, trabalho e lazer. 2003. 130f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2003. Porto Alegre. Orientador(a): Marlene Ribeiro.
Citación : enf
Resumen : Esta pesquisa tem como sujeito de investigação o MST, mais especificamente as mulheres e homens do Assentamento Águas Claras, localizado no município de Viamão, RS. O objetivo foi conhecer o cotidiano das pessoas assentadas e pensar como a articulação de gênero com o uso dos tempos nos âmbitos de Trabalho e Lazer funcionaria como Princípio Educativo, entendendo a Educação como algo mais amplo que a Escola. A pesquisa de campo foi um estudo de caso. As técnicas de coleta de dados foram 24 entrevistas semi-estruturadas, observação participante e análise documental. O referencial teórico usado é baseado nas teorias marxista e feminista. Procurei seguir uma abordagem de pesquisa qualitativa. A teoria aparece mesclada com questões históricas e dados coletados para uma maior compreensão da realidade. Os dados encontrados levantam alguns problemas que essas pessoas têm em relação à falta de recursos, à distância da lavoura, à falta de opções de lazer. O educativo das relações de gênero neste âmbito aparece como um processo que existe, mas ocorre de forma lenta e cheio de contradições. Por um lado os sujeitos reconhecem que as mulheres, na sua maiora, trabalham mais que os homens e têm menos tempo livre. No entanto, pouca coisa é feita para mudar essa realidade.
Descripción : Biblioteca Setorial de Educação
URI : http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/460
Aparece en las colecciones: Educação e Gênero

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