Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2747
Título: SEMENTES E SABERES... Trocas e aprendizados com a cultura Guarani e a agroecologia.
Autor(es): FISCHER, Nilton Bueno
HECKLER, Jacimara Machado
Palavras-chave: CONHECIMENTO TRADICIONAL;AGROECOLOGIA;EDUCAÇÃO AMBIENTAL;GUARANI (POVO INDÍGENA)
Data do documento: 2006
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Citação: HECKLER, Jacimara Machado. SEMENTES E SABERES... Trocas e aprendizados com a cultura Guarani e a agroecologia. 2006. 134f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2006. Porto Alegre. Orientador(a): Nilton Bueno Fischer.
Resumo: Esta dissertação é o relato de uma aproximação, dos encontros e dos saberes compartilhados a partir das sementes de milho preservadas e recriadas pelo povo Guarani e suas relações com redes agroecologicas. Partindo do registro etnográfico do encontro com a cultura Guarani na Aldeia de Itapuã/RS e Piraquara/PR e com agricultores agroecológicos, realizo uma reflexão sobre os potenciais educativos das sementes, do plantio e do reconhecimento da diversidade cultural e ambiental que (ainda) encontramos em nossos povos e ambientes. Tendo como principais referências Enrique Leff, Paulo Freire, Dan Baron e Boaventura de Souza Santos apresento meus caminhos de pesquisa, reflexões e buscas enquanto educadora e pesquisadora. Junto com estes autores inicio um diálogo em torno das sementes como elemento constituinte dos saberes ambientais que simbolizam a busca por modos de vida mais sustentáveis que resgatam e recriam culturas.
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2747
Aparece nas coleções:Outros temas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACAO017.pdf8.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador