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Título: Associação Comunitária Monte Azul: o paradigma antroposófico.
Autor(es): BAPTISTA, Myrian Veras
ALVES, Doralice Veiga
Palavras-chave: EDUCAÇÃO;Serviço social
Data do documento: 2000
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: ALVES, Doralice Veiga. Associação Comunitária Monte Azul: o paradigma antroposófico. 2000. 141f. Dissertação (Mestrado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2000. São Paulo. Orientador(a): Myrian Veras Baptista.
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar as contribuições da prática desenvolvida pela Associação Comunitária Monte Azul, sediada no município de São Paulo, Zona Sul, Bairro Jardim Monte Azul. Optamos pela Monte Azul pelas evidentes inovações no trato da questão social, em seu sentido amplo - educação, saúde, formação profissional, geração de renda, arte e cultura, assistências jurídica e social - junto à população empobrecida, investindo na melhoria da qualidade de vida das pessoas no sentido de capacitá-las para o exercício de sua condição cidadã: autonomia e realização de seus direitos fundamentais. Nosso interesse em focar tal experiência deveu-se ao método utilizado pela Monte Azul - a Antroposofia - ciência espiritual elaborada por Rudolf Steiner (1861-1925). Essa ciência possui método eficiente para os desenvolvimentos individual e organizacional. Também, pensamos em contribuir para o debate paradigmático no Serviço Social. Hoje, a crise paradigmática sugere leituras da natureza, diferentes e complementares da proposta pela ciência clássica. Estimula explorarmos o conhecimento de nós mesmos, aqui e agora. Nos mostra a complexidade da realidade física, biológica e humana. A metodologia adotada foi a de traçar um desenho da Monte Azul, a partir de levantamentos dos projetos, dos princípios e pressupostos, das visitas aos núcleos da entidade, das entrevistas com colaboradores, dirigentes, moradores e ex-alunos, da leitura de documentos internos, elaborados pelos próprios colaboradores; e de trabalhos acadêmicos.
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2744
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