Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2094
Título : UM ESTUDO SOBRE O ADOLESCENTE PORTADOR DE ALTAS HABILIDADES: SEU "OLHAR" SOBRE SI MESMO
Autor : RECHE, Cleonice Carolina
COSTA, Mara Regina Nieckel Da
Palabras clave : EDUCAÇÃO ESPECIAL;SUPERDOTAÇÃO;ADOLESCÊNCIA;INTELIGÊNCIA
Fecha de publicación : 2000
Editorial : UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Resumen : O PRESENTE ESTUDO BUSCA ENTENDER COMO O ADOLESCENTE PORTADOR DE ALTAS HABILIDADES CONSTRÓI A AUTOPERCEPÇÃO E A COMO PERCEBE SER VISTO PELA "MULTIPLICIDADE DE OLHARES" DE SEU CIRCULO DE RELAÇÕES MAIS PRÓXIMAS. AS DIMENSÕES ANALISADAS COMO "MÚLTIPLOS OLHARES" REFEREM-SE À FAMÍLIA, ESCOLA E GRUPO DE AMIGOS. A METODOLOGIA UTILIZADA NA PESQUISA É O MODELO QUALITATIVO, DE CARÁTER DESCRITIVO, APRESENTADO TRÊS NÍVEIS DE INVESTIGAÇÃO. NO PRIMEIRO, SÃO CARACTERIZADOS DOIS SERVIÇOS QUE REALIZAM IDENTIFICAÇÃO E ATENDIMENTO ÀS ALTAS HABILIDADES, EM PORTO ALEGRE (RS, BRASIL), REFERINDO SUAS PROPOSTAS DE TRABALHO, POPULAÇÃO ATINGIDA A MODALIDADE DE ATENDIMENTO. O SEGUNDO NÍVEL DESCREVE SEIS ADOLESCENTES SOBRE SI MESMOS - EM SUAS HISTÓRIAS DE VIDA. NO TERCEIRO NÍVEL, SÃO ANALISADOS OS DEPOIMENTOS DOS MESMOS, OBTIDOS EM ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS. OS RESULTADOS DESTA INVESTIGAÇÃO SINALIZAM PARA O COMPROMISSO DAS INSTÂNCIAS ESTUDADAS NO QUE CONCERNE AO DESENVOLVIMENTO DO ADOLESCENTE PORTADOR DE ALTAS HABILIDADE QUE, COMO TODA PESSOA NESSA FASE DE VIDA, NECESSITA DE PROTEÇÃO, DE ESTIMULO, DE CONFIANÇA E, PRINCIPALMENTE, DE APOIO AFETIVO. CONSTATOU-SE, TAMBÉM QUE A MARCA DA "DIFERENÇA" E UMA CULTURA QUE SUPERVALORIZA DETERMINADAS CAPACIDADES CONSTITUEM-SE EM DIFÍCEIS BARREIRAS QUE A SEREM ENFRENTADAS. A CONCLUSÃO DO ESTUDO APONTA PARA A RELEVÂNCIA DE TODAS ESSAS QUESTÕES PARA UMA MELHOR COMPREENSÃO DO ADOLESCENTE PORTADOR DE ALTAS HABILIDADES, PARA A CONQUISTA DE MELHORES CONDIÇÕES DE ATENDIMENTO - TANTO FAMILIAR COMO INSTITUCIONAL - E PARA SUA AFETIVA INCLUSÃO NOS SEUS GRUPOS SOCIAIS. O PAPEL PRIMORDIAL DA SOCIEDADE, NESTA QUESTÃO, É A DE REPENSAR SEUS VALORES, RECONHECER OS TALENTOS E ASSEGURAR O APROVEITAMENTO DAS POTENCIALIDADES HUMANAS, POSSIBILITANDO AO ADOLESCENTE COM ALTAS HABILIDADES A REALIZAÇÃO DE SEUS PROJETOS INDIVIDUAIS E COLETIVOS.
Descripción : BIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃO
URI : http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2094
Otros identificadores : Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Aparece en las colecciones: Jovens Portadores de Necessidades Especiais

Ficheros en este ítem:
Fichero Tamaño Formato  
tese.pdf766.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.

Herramientas de Administrador