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Título: EDUCAÇÃO AMBIENTAL BIORREGIONAL: A COMUNIDADE APRENDENTE NA ILHA DAS CAIEIRAS-VITÓRIA(ES)
Autor(es): TRISTÃO, Martha
GONZÁLEZ, Soler
Palavras-chave: EDUCAÇÃO AMBIENTAL;MEIO AMBIENTE;JOVENS
Data do documento: 2006
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
Resumo: ESTA PESQUISA BUSCOU COMPREENDER E EXPLICAR CONTEXTO SÓCIOAMBIENTAL DE UM PROJETO EDUCACIONAL QUE TEVE POR OBJETIVO FAVORECER O CONHECIMENTO SOBRE A HISTÓRIA CULTURAL DA ILHA DAS CAIEIRAS. A EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA CONSTITUI-SE EM UMA COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM (PROFESSORES/AS, ALUNOS/AS E MORADORES) DESPERTANDO UM MOVIMENTO NO SENTIDO DE PERTENCIMENTO, COM VIVÊNCIAS INTERPESSOAIS, VALORIZAÇÃO DO ESPAÇO, DIÁLOGO DE TRADIÇÕES E SABERES, NUMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEPÇÕES, VALORES, CONHECIMENTOS E ATITUDES. ESTA É UMA PESQUISA QUALITATIVA COM INFLUÊNCIAS FENOMENOLÓGICO-HERMINÊUTICAS AO TENTAR COMPREENDER AS EXPERIÊNCIAS RELATADAS E VIVENCIADAS, APOIANDO-SE NO BIORREGIONALISMO E NO DESVELAMENTO DE UMA COMUNIDADE APRENDENTE. OS DADOS DA PESQUISA FORAM COLETADOS POR ROTEIROS DE ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS COM PROFESSORES/AS E ALUNOS/AS, EM DIÁLOGOS COM MORADORES ENVOLVIDOS COM O PROJETO EDUCACIONAL, POR MEIO DE REGISTROS FOTOGRÁFICOS, COM VIVÊNCIAS ENTRE CATADORES DE CARANGUEJOS NO EXERCÍCIO DO SEU OFÍCIO NO MANGUEZAL, E COM RELATÓRIOS DO CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA REGIÃO, CORRESPONDENDO APROXIMADAMENTE DOIS ANOS DE CONVIVÊNCIAS NA ÁREA DE ESTUDO. ESSES DADOS FORAM ORGANIZADOS SISTEMATICAMENTE E DERAM ORIGEM AOS SEGUINTES TEMAS DE ANÁLISE: O RECONHECIMENTO DAS DINÂMICAS SÓCIO-AMBIENTAIS SOBRE A BIORREGIÃO DA ILHA DAS CAIEIRAS PELA COMUNIDADE APRENDENTE, NA QUAL OS SUJEITOS RELATAM SEUS SABERES HISTÓRICOS, CULTURAIS E AMBIENTAIS DA REGIÃO; O DIÁLOGO DE SABERES PRODUZIDOS NA RELAÇÃO ESCOLA-COMUNIDADE-MANGUEZAL EXISTENTES NA COMUNIDADE APRENDENTE, REVELANDO AS FORMAS DE INTERAÇÃO COM O MANGUEZAL NO PASSADO E NO PRESENTE; E O SENTIDO DE PERTENCIMENTO DA COMUNIDADE APRENDENTE PARA COM A BIORREGIÃO DA ILHA DAS CAIEIRAS, TORNANDO EVIDENTES AS RELAÇÕES AFETIVAS E ÉTICAS DESENCADEADAS COM O PROJETO EDUCACIONAL. A PARTIR DA ANÁLISE DOS DADOS, PERCEBEM-SE ENTRE OS/AS ALUNOS/AS, PROFESSORES/AS E MORADORES, O MOVIMENTO EM DIREÇÃO AO SENTIDO DE PERTENCIMENTO DE UMA BIORREGIÃO, E O RESPEITO PELA SUSTENTABILIDADE BIOLÓGICA E CULTURAL, NUMA RELAÇÃO INTENSA E TRANSPARENTE ENTRE O EU, O OUTRO E O MUNDO.
Descrição: BIBLIOTECA DA UFES
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1964
Outros identificadores: Mestrado
EDUCAÇÃO
Aparece nas coleções:Jovens e Meio Ambiente

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