Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1615
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SECCHI, Darci | pt_BR |
dc.contributor.author | BOTH, Sérgio José | pt_BR |
dc.coverage.spatial | MT | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T18:29:51Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T18:29:51Z | - |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2006 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1615 | - |
dc.description | BIBLIOTECA CENTRAL DA UFMT E BIBLIOTECA SETORIAL DO IE/UFMT | pt_BR |
dc.description.abstract | VIVEM ATUALMENTE EM MATO GROSSO APROXIMADAMENTE 30.000 ÍNDIOS DE 38 DIFERENTES ETNIAS, EM VARIADAS SITUAÇÕES DE CONTATO COM A SOCIEDADE NACIONAL. SÃO ATENDIDOS POR DIVERSAS AGÊNCIAS GOVERNAMENTAIS E VIVEM DIFERENTES COTIDIANOS QUE CARACTERIZAM AS RELAÇÕES ESTABELECIDAS ENTRE AS ALDEIAS E AS CIDADES. ESTA DISSERTAÇÃO TRATA DA TRAJETÓRIA E DO COTIDIANO VIVIDO POR ESTUDANTES INDÍGENAS DO POVO PARESI QUE PROCURAM AS ESCOLAS URBANAS DE TANGARÁ DA SERRA ? MT PARA DAREM CONTINUIDADE AOS ESTUDOS INICIADOS EM SUAS ALDEIAS DE ORIGEM. A PESQUISA FOI REALIZADA POR MEIO DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, DO DIÁLOGO COM LIDERANÇAS INDÍGENAS LOCAIS, COM ESTUDANTES INDÍGENAS E NÃO-INDÍGENAS, COM PROFESSORES E COM FUNCIONÁRIOS DA ADMINISTRAÇÃO DE UMA ESCOLA. TEVE COMO FOCO A TENTATIVA DE IDENTIFICAR E ANALISAR AS DIFICULDADES E TENSÕES QUE A COMUNIDADE EDUCATIVA ESCOLAR ENFRENTA NO CONVÍVIO COM A DIVERSIDADE ÉTNICA CARACTERIZADA PELA PRESENÇA DE ESTUDANTES PARESI NAS ESCOLAS URBANAS. A PROCURA POR ESCOLAS URBANAS POR PARTE DOS ESTUDANTES INDÍGENAS NÃO É UM FATO NOVO, MAS REQUER UMA REFLEXÃO MAIS SISTEMÁTICA NA MEDIDA EM QUE A OFERTA DO ENSINO NAS SÉRIES INICIAIS NAS ESCOLAS DAS ALDEIAS AMPLIOU CONSIDERAVELMENTE A DEMANDA PELAS SÉRIES FINAIS NAS ESCOLAS URBANAS. OS PARESI PROCURAM AS ESCOLAS DA CIDADE EM BUSCA DE SABERES NECESSÁRIOS AO CONVÍVIO INTERCULTURAL, A UM MELHOR ENTENDIMENTO DO ?MUNDO DOS BRANCOS? E A UMA CAPACITAÇÃO PARA UMA PROFISSÃO OU AO ATENDIMENTO DOS SERVIÇOS DISPONÍVEIS NAS ALDEIAS. COMO AS ESCOLAS URBANAS DESENVOLVEM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MONOCULTURALISTAS, OS ESTUDANTES PARESI NÃO SE RECONHECEM NELAS E O SEU RENDIMENTO ESCOLAR É PREJUDICADO. É NECESSÁRIO IMPLEMENTAR NAS ESCOLAS URBANAS (E TAMBÉM NAS ESCOLAS DAS ALDEIAS) UMA POLÍTICA MULTICULTURALISTA DE EDUCAÇÃO ESCOLAR QUE CONFIRA MAIOR VISIBILIDADE AOS MEMBROS DOS DIFERENTES GRUPOS SOCIAIS E LHES GARANTA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA PLENA. A OFERTA DO ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO NAS ESCOLAS DAS ALDEIAS PODE SER UM IMPORTANTE PASSO PARA SUPRIR A BUSCA INDISCRIMINADA DE FORMAÇÃO NAS CIDADES. | pt_BR |
dc.format.extent | 3272365 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO | pt_BR |
dc.subject | EDUCAÇÃO INDÍGENA | pt_BR |
dc.subject | PARESI (POVO INDÍGENA) | pt_BR |
dc.subject | ENSINO PÚBLICO | pt_BR |
dc.subject.other | JUVENTUDE RURAL | pt_BR |
dc.title | DA ALDEIA À CIDADE: O COTIDIANO DE ESTUDANTES PARESI EM ESCOLAS URBANAS DE TANGARÁ DA SERRA-MT | pt_BR |
Appears in Collections: | Juventude Rural |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools