Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1255
Título: REPRESENTAÇÕES DOS DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA DA UFMT, SOBRE A SUA FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Autor(es): NUNES, Mauricéa
ALENCASTRO, Paulo Roberto De
Palavras-chave: FORMAÇÃO DE PROFESSORES;EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
Data do documento: 2003
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
Resumo: O TEMA "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" ENCONTRA-SE MUITO ATUAL, ATÉ MESMO DEVIDO ÀS DISCUSSÕES SOBRE OS CURSOS DE LICENCIATURAS DESENCADEADAS EM TODO O PAÍS. SABE-SE QUE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES É EXTREMAMENTE IMPORTANTE PARA UM ENSINO DE QUALIDADE, DESDE QUE ESTA FORMAÇÃO SEJA PRODUTORA DE SABER E FORMADORA DE CIDADÃOS CRÍTICOS CAPAZES DE AVALIAR DE FORMA REFLEXIVA AS SITUAÇÕES DE ENSINO E APRENDIZAGEM AS QUAIS PODERÃO ESTAR SUBMETIDOS. DESTA FORMA, ESTE TRABALHO SE PROPÔS A PESQUISAR AS REPRESENTAÇÕES DOS LICENCIANDOS DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA DA UFMT, SOBRE A SUA FORMAÇÃO PROFISSIONAL. A AMOSTRA SELECIONADA, SEGUINDO O OBJETIVO DA PESQUISA, FOI ENTÃO REPRESENTADA PELOS LICENCIANDOS QUE ESTAVAM CURSANDO A DISCIPLINA DE PRÁTICA DE ENSINO DE QUÍMICA III - ESTÁGIO SUPERVISIONADO, POR SER ESTA A ÚLTIMA DISCIPLINA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DO CURSO. OS DADOS, COLETADOS ATRAVÉS DE UM QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS ABERTAS, PROCUROU CONHECER E CONSTRUIR O PERFIL DESTES LICENCIANDOS E AS REPRESENTAÇÕES EM RELAÇÃO AO CURSO. BUSCOU-SE TAMBÉM PESQUISAR OS CONHECIMENTOS INERENTES À FORMAÇÃO DO PROFESSOR E QUESTÕES ESPECIFICAS À SUA FORMAÇÃO. OS RELATOS DAS REPRESENTAÇÕES DESTES LICENCIANDOS FORAM ANALISADOS QUALITATIVAMENTE. COMO RESULTADO, VERIFICAMOS QUE, EM PARTE, FALTA-LHES CONHECIMENTOS SUFICIENTES PARA DESENVOLVEREM SUAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS, MAS ACREDITAM NA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA SUPRIR ESTAS DEFICIÊNCIAS. MANIFESTARAM-SE TAMBÉM, SOBRE QUESTÕES REFERENTES A PROFISSÃO PROFESSOR E CONCEPÇÕES DE METODOLOGIAS PEDAGÓGICAS, AO QUAL APRESENTARAM PARTICULARIDADES COM PEDAGOGIAS DISCUTIDAS POR DIVERSOS AUTORES QUE SEGUEM TENDÊNCIAS MODERNA DE EDUCAÇÃO, PROFESSOR QUALITATIVO, PESQUISADOR,ETC.
Descrição: BIBLIOTECA CENTRAL DA UFMT E BIBLIOTECA SETORIAL DO IE
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1255
Outros identificadores: Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Aparece nas coleções:Jovens Universitários

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese.pdf548.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador