Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1247
Título : ALUNOS INGRESSANTES NO ENSINO SUPERIOR: RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA UNIVERSIDADE
Autor : ALMEIDA, Laurinda Ramalho De
MATHIAS, Maria Otília Montessanti
Palabras clave : RELAÇÕES INTERPESSOAIS;ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
Fecha de publicación : 2004
Editorial : PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
Resumen : O OBJETIVO DESTA PESQUISA É CONHECER COMO AS RELAÇÕES PROFESSOR-ALUNO, ALUNO-ALUNO E ALUNO-INSTITUIÇÃO SÃO VIVENCIADAS E DESEJADAS NOS CURSOS DE BACHARELADO E LICENCIATURA DE INSTITUIÇÕES PARTICULARES, A PARTIR DE RELATOS DE ALUNOS INGRESSANTES EM CURSOS NOTURNOS. DUAS FORAM AS QUESTÕES PRIORIZADAS NA PESQUISA: O QUE O RELATO DOS ALUNOS INGRESSANTES NOS CURSOS SUPERIORES NOTURNOS DE UNIVERSIDADES PRIVADAS REVELAM SOBRE AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS QUE SE DESENVOLVEM NA UNIVERSIDADE? QUE PROPOSTAS PODEM SER VIABILIZADAS PELA UNIVERSIDADE PARA FACILITAR A INTEGRAÇÃO DO ALUNO NA VIDA UNIVERSITÁRIA? COMO INSTRUMENTO PARA COLETA DOS DADOS, A PESQUISA SE UTILIZOU QUESTIONÁRIO CONTENDO QUESTÕES FECHADAS E ABERTAS, ALÉM DE ENTREVISTAS COM PROFESSORES DE TRÊS UNIVERSIDADES, UMA PÚBLICA E DUAS PRIVADAS, QUE DESENVOLVEM OU DESENVOLVERAM PROJETOS/PROPOSTAS VOLTADOS PARA A INTEGRAÇÃO DO ALUNO À UNIVERSIDADE, DEMONSTRANDO SENSIBILIDADE PARA AS QUESTÕES DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS. OS DADOS FORAM ILUMINADOS PELA ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA, QUE TEM COMO REPRESENTANTE PRINCIPAL CARL R. ROGERS, ENTENDENDO QUE ESSA ABORDAGEM POSSIBILITA UMA NOVA POLÍTICA DE RELAÇÕES HUMANAS. A MESMA FOI ASSUMIDA POR MOSTRAR-SE FECUNDA, EM RAZÃO DE CARL R. ROGERS TER ELABORADO, ENTRE OUTRAS , UMA TEORIA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS. OS RESULTADOS EVIDENCIARAM A IMPORTÂNCIA DADA PELOS ALUNOS INGRESSANTES NO ENSINO SUPERIOR AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS PROFESSOR-ALUNO, ALUNO-ALUNO, NO SENTIDO DE FACILITAR SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM E SUA VIVÊNCIA NO MEIO UNIVERSITÁRIO. TAMBÉM ÀS RELAÇÕES ALUNO-UNIVERSIDADE FORAM CONSIDERADAS IMPORTANTES, PORÉM, POUCO CONCRETIZADAS.
Descripción : PUC/SP
URI : http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1247
Otros identificadores : Doutorado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Aparece en las colecciones: Jovens Universitários

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
tese.pdf1.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.

Herramientas de Administrador