Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1002
Título : CORPOS JOVENS COMO SUPERFÍCIE DE INSCRIÇÃO DE TEXTOS CULTURAIS: RECADOS PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR
Autor : SOUZA, Jane Felipe De
ROSA, Graciema De Fátima Da
Palabras clave : CORPO;JUVENTUDE;GÊNERO;EDUCAÇÃO;ARTES
Fecha de publicación : 2004
Editorial : UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Resumen : ESTA DISSERTAÇÃO, INTITULADA CORPOS JOVENS COMO SUPERFÍCIE DE INSCRIÇÃO DE TEXTOS CULTURAIS: RECADOS PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR, TEM POR OBJETIVO PRODUZIR UMA POSSIBILIDADE DE ANÁLISE CULTURAL, CONSIDERANDO OS DEPOIMENTOS DE DOZE JOVENS ESTUDANTES, CINCO ALUNOS E SETE ALUNAS, COM IDADES ENTRE 13 A 18 ANOS, ESTUDANTES DE 8ª SÉRIE DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DA GRANDE PORTO ALEGRE. AS PROBLEMATIZAÇÕES INTEGRANTES DO PROCESSO DE PESQUISA ESTÃO CONSTITUÍDAS COM APORTES TEÓRICOS DO CAMPO DOS ESTUDOS CULTURAIS E DE GÊNERO, EM SUAS APROXIMAÇÕES AOS ESTUDOS PÓS-ESTRUTURALISTAS E FOUCAULTIANOS. AS INFORMAÇÕES PARA O PROCESSO DE ANÁLISE CULTURAL FORAM OBTIDAS ATRAVÉS DO PROCEDIMENTO INVESTIGATIVO DENOMINADO GRUPO FOCAL, EM SEIS ENCONTROS SISTEMÁTICOS E SEMANAIS, SENDO QUE A TRANSCRIÇÃO DAS FALAS CONSTITUIU O CORPUS DE ANÁLISE DA PESQUISA. A CATEGORIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES FOI COMPOSTA POR MEIO DO SOFTWARE QSR NVIVO 2.0, CONSIDERADO UM DOS INTERESSANTES E AVANÇADOS RECURSOS PARA CATEGORIZAÇÕES EM PESQUISAS QUALITATIVAS. UM DOS PRINCIPAIS PROPÓSITOS DESSA INVESTIGAÇÃO FOI OBSERVAR OS MODOS COMO JOVENS, POR MEIO DE SEUS DEPOIMENTOS, SE UTILIZAVAM DE SEUS CORPOS ?FAZENDO ARTE?, PRODUZINDO SUAS APARÊNCIAS E ESTILOS COM ENFEITES E INDUMENTÁRIAS, ?INSCREVENDO MARCAS? E DIFERENÇAS COMO POSSÍVEIS RECURSOS DE RESISTÊNCIA AOS RIGORES, VIGILÂNCIAS, CONTROLES E ?HOMOGENEIZAÇÃO? ESCOLARES. OBSERVOU-SE QUE JOVENS, AO INSCREVEREM MARCAS QUE SÃO PRODUZIDAS SOCIAL E CULTURALMENTE (COMO PIERCINGS, TATUAGENS, PINTURAS VARIADAS NOS CABELOS, ACESSÓRIOS E VESTIMENTAS INVENTADOS/AS) EM SEUS CORPOS, FAZEM UM MOVIMENTO DE INSERÇÃO EM GRUPOS COM OS QUAIS HÁ A POSSIBILIDADE DE ESTABELECEREM APROXIMAÇÕES E CONVIVÊNCIAS, A FIM DE SENTIREM-SE EM TAIS GRUPOS INCLUÍDOS/AS.
Descripción : BIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃO
URI : http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1002
Otros identificadores : Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Aparece en las colecciones: Juventude e Escola

Ficheros en este ítem:
Fichero Tamaño Formato  
tese.pdf393.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.

Herramientas de Administrador