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dc.contributor.advisorVILELA, Rita Amélia Teixeirapt_BR
dc.contributor.authorSALOMON, Maria Luisa De Oliveirapt_BR
dc.coverage.spatialMGpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:37:21Z-
dc.date.available2009-03-14T15:37:21Z-
dc.date.issued2001pt_BR
dc.date.submitted2001pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/991-
dc.descriptionPUC-MINASpt_BR
dc.description.abstractNESTE TRABALHO SÃO EXAMINADAS AS SITUAÇÕES DE FRACASSO ESCOLAR, ESTATISTICAMENTE IMPROVÁVEL, DE JOVENS SEM DISTÚRBIOS COGNITIVOS PROVENIENTES DE MEIOS SOCIAIS FAVORECIDOS. NO CONTEXTO DESTA INVESTIGAÇÃO, O FRACASSO ESCOLAR É ENTENDIDO COMO UM PROCESSO ATIVADO PELA ESCOLA, QUE INCLUI REPROVAR, AVALIAR NEGATIVAMENTE, RECUSAR, OU ATÉ MESMO EXPULSAR O ALUNO, SEJA POR BAIXO RENDIMENTO ESCOLAR, SEJA POR PROBLEMAS DE CONDUTA. DESVIAR O FOCO - DO ALUNO PARA AS INTERAÇÕES SOCIAIS - ABRE NOVAS POSSIBILIDADES DE COMPREENDER ESSE FRACASSO; A RELAÇÃO FAMÍLIA- FILHO E SUAS INTERAÇÕES COM O UNIVERSO ESCOLAR SÃO ESPECIFICAMENTE ENFOCADAS. OS DADOS EXPERIMENTAIS DA PESQUISA DE CAMPO FORAM EXTRAÍDOS DE ENTREVISTAS REALIZADAS COM DEZ JOVENS E SUAS FAMÍLIAS E FORAM ELABORADOS NAQUELA PERSPECTIVA DE INTERDEPENDENCIA DE FATORES DE ACORDO COM A PERSPECTIVA DE BERNARD LAHIRE ( 1997), QUE BASEIA-SE EM NORBERT ELIAS (1985) OS TRAÇOS PERTINENTES DE UMA LEITURA SOCIOLÓGICA DEVEM SER ENTENDIDOS COMO COMBINAÇÕES ESPECÍFICAS DE TRAÇOS GERAIS PRODUZINDO CONFIGURAÇÕES SINGULARES.. PRIMEIRAMENTE FORAM ESTABELECIDAS CATEGORIAS E PRINCÍPIOS NORTEADORES DE ANÁLISE, QUE POSSIBILITASSEM O DIÁLOGO COM OS CASOS. ENTRE ESSAS CATEGORIAS ESTÃO: OS SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS À ESCOLARIDADE DE NÍVEL SUPERIOR PELA FAMÍLIA E POR SEUS FILHOS, EM PARTICULAR; SEUS SONHOS, IDEAIS E PROJETOS; OS MODOS DE SOCIALIZAÇÃO E DE MOBILIZAÇÃO FAMILIAR; A ORDEM MORAL DOMÉSTICA; AS PRÁTICAS EDUCATIVAS FAMILIARES E O ENVOLVIMENTO DOS PAIS COM A VIDA ESCOLAR DOS FILHOS.ENTRE AS VÁRIAS REFLEXÕES E HIPÓTESES LEVANTADAS A PARTIR DO MATERIAL, DISCUTE-SE O PAPEL DA DESCONTINUIDADE LAR- ESCOLA, E DOS PROCESSOS DE SOCIALIZAÇÃO DISSONANTES, NA PRODUÇÃO DAS SITUAÇÕES DE FRACASSO ESCOLAR.pt_BR
dc.format.extent1373956 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAISpt_BR
dc.subjectFRACASSO ESCOLARpt_BR
dc.subjectSOCIALIZAÇÃOpt_BR
dc.subjectFAMÍLIApt_BR
dc.subject.otherJUVENTUDE E ESCOLApt_BR
dc.subject.otherESCOLA - sucesso e fracasso escolarespt_BR
dc.titleALGUNS MECANISMOS DE PRODUÇÃO DE PERCURSOS ESCOLARES ACIDENTADOS NOS MEIOS SOCIAIS FAVORECIDOS E SEUS POSSÍVEIS SIGNIFICADOSpt_BR
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