Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/954
Title: A VOZ DOS ALUNOS PRODUZINDO (RE)SIGNIFICAÇÕES ACERCA DO FRACASSO ESCOLAR
Authors: MOLL, Jaqueline
ROSSATO, Maristela
Keywords: FRACASSO ESCOLAR;SUCESSO ESCOLAR;ENSINO FUNDAMENTAL
Issue Date: 2001
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Abstract: O OBJETIVO DESTA PESQUISA É PRODUZIR (RE)SIGNIFICAÇÕES ACERCA DO FRACASSO ESCOLAR DESDE A VOZ DOS ALUNOS ENVOLVIDOS. PRETENDEU-SE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, ATRAVÉS DE DESCRIÇÕES ETNOGRÁFICAS, CONSTITUÍDAS PELAS INTERAÇÕES E INTERLOCUÇÕES PRODUZIDAS NOS ENCONTROS COM OS SUJEITOS QUE VIVENCIARAM TAIS EXPERIÊNCIAS. ESTA PESQUISA CONSTITUIU-SE TAMBÉM PELA UTILIZAÇÃO DE REGISTROS FORMAIS DA HISTÓRIA ESCOLAR DOS ALUNOS E DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO ESTADO DO PARANÁ. FIZERAM PARTE DESTA PESQUISA, ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL, SITUADA NUMA ÁREA POBRE DA CIDADE DE PALOTINA/PR E QUE DURANTE OS ANOS DE 1998, 1999 E 2000 INTEGRARAM O PROJETO CORREÇÃO DE FLUXO, DESENVOLVIDO PELA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ. O ENTRETECIMENTO DAS DIFERENTES VOZES - DOS ALUNOS, DOS TEÓRICOS, DAS POLÍTICAS, DA PESQUISADORA - CONDUZIU A CAMINHOS POUCO PERCORRIDOS: SOBRE FRACASSO ESCOLAR, NÃO BASTA ENCONTRAR AS CAUSAS E AS SOLUÇÕES, É PRECISO INTENSIFICAR A VIGILÂNCIA SOBRE OS EFEITOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA VIDA DOS ALUNOS, É PRECISO INTENSIFICAR A COMPREENSÃO DAS RELAÇÕES QUE OS ALUNOS MANTÉM COM A ESCOLA E COM O CONHECIMENTO ALI TRABALHADO, É PRECISO INTENSIFICAR O RESPEITO AO DIREITO BÁSICO DE EDUCAÇÃO ESCOLAR QUE NÃO POSSIBILITE EXPERIÊNCIAS DE FRACASSO ESCOLAR.
Description: BIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃO
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/954
Other Identifiers: Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Appears in Collections:Juventude e Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf2.05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools