Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/946
Title: | A RELAÇÃO COM O SABER DE ALUNOS DE UM CURSO NORMAL DE NÍVEL MÉDIO |
Authors: | PAIXAO, Lea Pinheiro REBEL, Sandra Maria Cavalcanti |
Keywords: | RELAÇÃO COM O SABER;FORMAÇÃO DE PROFESSORES;CURSO NORMAL |
Issue Date: | 2004 |
Publisher: | UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE |
Abstract: | NESTE ARTIGO PROCURO EXPOR A TEORIA DESENVOLVIDA PELO PESQUISADOR FRANCÊS BERNARD CHARLOT SOBRE A RELAÇÃO DO ALUNO COM O SABER. TENHO COMO OBJETIVO PROMOVER UMA REFLEXÃO SOBRE ALGUNS ASPECTOS DESTA TEORIA QUE CONSIDERO IMPORTANTES PARA A PRÁTICA DOCENTE. UTILIZO-ME DE DEPOIMENTOS DE ALUNOS PARA EXEMPLIFICAR AS PRINCIPAIS NOÇÕES TEÓRICAS. NESTES RELATOS SÃO OBSERVADOS OS DIFERENTES SIGNIFICADOS QUE O ATO DE APRENDER PODE REPRESENTAR E AS DIFERENTES EXPECTATIVAS QUE O JOVEM TRAZ EM RELAÇÃO À ESCOLA. EXPONHO TAMBÉM A IMPORTÂNCIA DE CONSIDERAR AS HISTÓRIAS SINGULARES PARA A COMPREENSÃO DA RELAÇÃO DO ALUNO COM O SABER. VENHO VALORIZANDO A PRÁTICA DOCENTE DIALÓGICA NO SENTIDO DE CONHECER E INTERPRETAR O QUE O ALUNO PENSA DA ESCOLA, DOS PROFESSORES, DO PROCESSO DE APRENDER. APONTO PARA A NECESSIDADE DE O PROFESSOR ADOTAR UMA POSTURA INVESTIGADORA EM RELAÇÃO À SUA PRÓPRIA PRÁTICA COM O OBJETIVO DE REVÊ-LA E VERIFICAR SE ELA ESTÁ FAVORECENDO A MOBILIZAÇÃO DO ALUNO NA ESCOLA E EM RELAÇÃO À ESCOLA. ENFIM, PROCURO MOSTRAR QUE É IMPORTANTE ENTENDER O COMPORTAMENTO DO ALUNO NA ESCOLA SOB A PERSPECTIVA DA RELAÇÃO COM O SABER. |
Description: | BIBLIOTECA CENTRAL DO GRAGOATÁ |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/946 |
Other Identifiers: | Mestrado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO |
Appears in Collections: | Juventude e Escola |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools