Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/946
Title: A RELAÇÃO COM O SABER DE ALUNOS DE UM CURSO NORMAL DE NÍVEL MÉDIO
Authors: PAIXAO, Lea Pinheiro
REBEL, Sandra Maria Cavalcanti
Keywords: RELAÇÃO COM O SABER;FORMAÇÃO DE PROFESSORES;CURSO NORMAL
Issue Date: 2004
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Abstract: NESTE ARTIGO PROCURO EXPOR A TEORIA DESENVOLVIDA PELO PESQUISADOR FRANCÊS BERNARD CHARLOT SOBRE A RELAÇÃO DO ALUNO COM O SABER. TENHO COMO OBJETIVO PROMOVER UMA REFLEXÃO SOBRE ALGUNS ASPECTOS DESTA TEORIA QUE CONSIDERO IMPORTANTES PARA A PRÁTICA DOCENTE. UTILIZO-ME DE DEPOIMENTOS DE ALUNOS PARA EXEMPLIFICAR AS PRINCIPAIS NOÇÕES TEÓRICAS. NESTES RELATOS SÃO OBSERVADOS OS DIFERENTES SIGNIFICADOS QUE O ATO DE APRENDER PODE REPRESENTAR E AS DIFERENTES EXPECTATIVAS QUE O JOVEM TRAZ EM RELAÇÃO À ESCOLA. EXPONHO TAMBÉM A IMPORTÂNCIA DE CONSIDERAR AS HISTÓRIAS SINGULARES PARA A COMPREENSÃO DA RELAÇÃO DO ALUNO COM O SABER. VENHO VALORIZANDO A PRÁTICA DOCENTE DIALÓGICA NO SENTIDO DE CONHECER E INTERPRETAR O QUE O ALUNO PENSA DA ESCOLA, DOS PROFESSORES, DO PROCESSO DE APRENDER. APONTO PARA A NECESSIDADE DE O PROFESSOR ADOTAR UMA POSTURA INVESTIGADORA EM RELAÇÃO À SUA PRÓPRIA PRÁTICA COM O OBJETIVO DE REVÊ-LA E VERIFICAR SE ELA ESTÁ FAVORECENDO A MOBILIZAÇÃO DO ALUNO NA ESCOLA E EM RELAÇÃO À ESCOLA. ENFIM, PROCURO MOSTRAR QUE É IMPORTANTE ENTENDER O COMPORTAMENTO DO ALUNO NA ESCOLA SOB A PERSPECTIVA DA RELAÇÃO COM O SABER.
Description: BIBLIOTECA CENTRAL DO GRAGOATÁ
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/946
Other Identifiers: Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Appears in Collections:Juventude e Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf426.11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools