Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/943
Title: O ADOLESCENTE NO MUNDO E O MUNDO DO ADOLESCENTE: VISÕES DE MUNDO DE ADOLESCENTE DE UMA ÁREA PERIFÉRICA E DE UMA ÁREA DE ELITE DE BELO HORIZONTE
Authors: BRAGA, Rosalina Batista
MENDONÇA, Fernando De Oliveira
Keywords: MUNDO DO ADOLESCENTE;VISÕES DE MUNDO;BELO HORIZONTE
Issue Date: 2005
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Abstract: A PRESENTE PESQUISA DE MESTRADO TEVE COMO OBJETO A IDENTIFICAÇÃO E A CARACTERIZAÇÃO DAS VISÕES DE MUNDO DE ADOLESCENTES DE ORIGENS SOCIAIS DIFERENTES INVESTIGANDO AS RELAÇÕES ENTRE O UNIVERSO SÓCIO-CULTURAL E AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE MUNDO. O UNIVERSO DE INVESTIGAÇÃO DA PESQUISA FOI CONSTITUÍDO POR DUAS TURMAS DE ALUNOS PERTENCENTES À FAIXA ETÁRIA DE 13 A 15 ANOS DE DUAS ESCOLAS DE BELO HORIZONTE: UMA PÚBLICA E UMA PARTICULAR. A PRIMEIRA SITUADA EM UM BAIRRO POPULAR COM PREDOMINÂNCIA DE FAMÍLIAS DE BAIXO PODER AQUISITIVO, LOCALIZADA EM UM BAIRRO NOTABILIZADO PELA IMPRENSA PELA VIOLÊNCIA E PELO TRÁFICO DE DROGAS, E A SEGUNDA EM UM BAIRRO DE ELITE, LOCALIZADA EM ÁREA NOBRE DA CAPITAL MINEIRA. PARA IDENTIFICAR AS VISÕES DE MUNDO DOS ADOLESCENTES, A PESQUISA TEVE COMO INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS UM QUESTIONÁRIO, UMA ATIVIDADE DE ASSOCIAÇÃO LIVRE, PARA IDENTIFICAR AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE MUNDO, E UMA ENTREVISTA PARA VERTICALIZAÇÃO. PARA CARACTERIZAR AS VISÕES DE MUNDO DOS ADOLESCENTES FORAM IDENTIFICADAS AS RELAÇÕES EXISTENTES ENTRE AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE MUNDO COM A ESCOLA, O ENSINO DA GEOGRAFIA, A FAMÍLIA E AS DIVERSAS FONTES DE INFORMAÇÕES (TELEVISÃO, RÁDIO, JORNAIS, REVISTAS E INTERNET). NA PESQUISA, FORAM IDENTIFICADAS E CARACTERIZADAS DIFERENTES VISÕES DE MUNDO INFLUENCIADAS PELOS CONTEXTOS SOCIAIS ONDE ELES ESTÃO INSERIDOS. PERCEBEU-SE QUE, NA CONSTRUÇÃO DA VISÃO DE MUNDO DOS ADOLESCENTES, DIVERSOS FATORES SE INTERLIGAM DE UMA FORMA COMPLEXA. DESTACAM-SE AS DIFERENÇAS DOS CAPITAIS CULTURAIS E SOCIAIS DOS DOIS GRUPOS DE ADOLESCENTES, DECORRENTES DO PODER AQUISITIVO DOS SEUS FAMILIARES, QUE POSSIBILITAM, OU NÃO, O ACESSO A ESCOLAS MELHORES, A VIAGENS, A LEITURAS DE LIVROS, REVISTAS E JORNAIS, E A CONVIVÊNCIA COM PESSOAS DO MESMO NÍVEL SOCIAL E ECONÔMICO. QUANTO AO ENSINO DE GEOGRAFIA, A PESQUISA IDENTIFICOU QUE OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS SÃO CONFUNDIDOS COM OS DA HISTÓRIA, MAS PERCEBE-SE QUE, NO CONJUNTO, A GEOGRAFIA EXPLICA COISAS PRESENTES NO MUNDO E ISTO FACILITA, QUANDO TRABALHADO NA ESCOLA, A COMPREENSÃO DOS FATOS E DAS INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS VEICULADOS PELA MÍDIA.
Description: BIBLIOTECA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFMG
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/943
Other Identifiers: Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Appears in Collections:Juventude e Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf1.3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools