Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/927
Title: ESCOLA, JUVENTUDE E POLÍTICA SOCIAL: ESTUDANDO OS PROCESSOS DE PARTICIPAÇÃO DOS JOVENS E DA COMUNIDADE NO PROGRAMA ESCOLAS DE PAZ NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Authors: CARVALHO, José Carmelo Braz De
NETO, Miguel Farah
Keywords: PARTICIPAÇÃO JUVENIL;COMUNIDADE;POLÍTICA SOCIAL;ESCOLA
Issue Date: 2002
Publisher: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
Abstract: ESTA DISSERTAÇÃO TRATA DA RELAÇÃO ENTRE ESCOLA E POLÍTICAS SOCIAIS PARA A JUVENTUDE, NO ÂMBITO DO PROGRAMA ESCOLAS DE PAZ, DESENVOLVIDO EM ESTABELECIMENTOS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO NO ANOS DE 2000 E 2001 E BASEADO NA OFERTA, NO ESPAÇO ESCOLAR, DE OPÇÕES DE LAZER, ESPORTE E CULTURA, NOS FINS DE SEMANA, PARA JOVENS E COMUNIDADES SUJEITOS A SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA. COM BASE EM AUTORES COMO SPOSITO, ABRAMO, PERALVA, DAYRELL, PARO, ARROYO E CANDAU, ENTRE OUTROS, LEVANTAM-SE QUESTÕES RELATIVAS AOS TEMAS DA ESCOLA, DA JUVENTUDE, DA VIOLÊNCIA E DAS POLÍTICAS SOCIAIS, DE FORMA A PROCEDER AO ESTUDO EM PAUTA SEGUNDO PERSPECTIVAS E REFERÊNCIAS ATUAIS. O PROGRAMA ESCOLAS DE PAZ, OBJETO DE RECENTE AVALIAÇÃO REALIZADA PELA UNESCO, É AQUI ESTUDADO A PARTIR DA AMPLIAÇÃO E DO APROFUNDAMENTO DE DOIS EIXOS ESPECÍFICOS: A PARTICIPAÇÃO DOS JOVENS E A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NA DEFINIÇÃO E NA CONDUÇÃO DAS ATIVIDADES A ELE INERENTES. PARA TANTO, OPTA-SE POR UMA ANÁLISE QUALITATIVA, QUE TEM COMO NÚCLEO O ESTUDO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS PRODUZIDOS PELA UNESCO SOBRE O PROGRAMA E SEUS RESULTADOS, BEM COMO DE TRANSCRIÇÕES DE ENTREVISTAS E DE GRUPOS FOCAIS JUNTO A DISTINTOS AGENTES, ALÉM DE REGISTROS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO. AO CONCLUIR SOBRE AS DIFICULDADES DE PARTICIPAÇÃO DOS JOVENS E DA COMUNIDADE NO ESPAÇO ESCOLAR E SOBRE LIMITAÇÕES EXISTENTES NA CONCEPÇÃO DO PROGRAMA FACE ÀS CARACTERÍSTICAS DA ESCOLA, O ESTUDO LANÇA ALGUMAS QUESTÕES SOBRE A PERTINÊNCIA DE POLÍTICAS SOCIAIS DESSA NATUREZA E ALERTA PARA A NECESSIDADE DE SE AMPLIAREM OS ESTUDOS SOBRE O TEMA.
Description: BIBLIOTECA SETORIAL DO CTCH
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/927
Other Identifiers: Mestrado
EDUCAÇÃO
MISTO
Appears in Collections:Juventude e Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf600.53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools