Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/900
Title: REINVENTANDO A ESCOLA: IDEAIS, PRÁTICAS E POSSIBILIDADES DE UM PROJETO SOCIOEDUCATIVO
Authors: GOMES, Ana Maria Rabelo
BERGO, Renata Silva
Keywords: REINVENTADO A ESCOLA;PRÁTICAS;SOCIOEDUCATIVO
Issue Date: 2005
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Abstract: NESTA DISSERTAÇÃO, PROCURO ABORDAR UM FENÔMENO QUE VEM SE TORNANDO BASTANTE FREQÜENTE NOS GRANDES CENTROS URBANOS DO BRASIL: O SURGIMENTO DE PROPOSTAS E PROJETOS SOCIOEDUCATIVOS QUE, DE MANEIRA GERAL, VISAM COMPLEMENTAR AS AÇÕES DO ENSINO REGULAR, OFERECENDO ATIVIDADES DIVERSIFICADAS A CRIANÇAS E ADOLESCENTES RESIDENTES EM VILAS E FAVELAS. BUSCO DISCUTIR AS AÇÕES EMPREENDIDAS POR TAIS PROJETOS SOCIOEDUCATIVOS JUNTO ÀS CAMADAS POPULARES A PARTIR DA ANÁLISE DOS IDEAIS, PRÁTICAS E POSSIBILIDADES DE UMA PROPOSTA ESPECÍFICA, O PROJETO REINVENTANDO A ESCOLA. A METODOLOGIA UTILIZADA BASEOU-SE NA ABORDAGEM ETNOGRÁFICA, TENDO COMO PRINCIPAIS INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, QUESTIONÁRIOS, ENTREVISTAS ABERTAS E SEMI-ESTRUTURADAS COM AS FAMÍLIAS E COM ALGUNS PROFISSIONAIS DA ESCOLA, ALÉM DA ANÁLISE DE DOCUMENTOS OFICIAIS. PARTINDO DA DESCRIÇÃO DE CENAS COTIDIANAS, PROCURO EVIDENCIAR AS FORMAS DE SOCIALIZAÇÃO E DE TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTOS PRESENTES NO REINVENTANDO A ESCOLA , E REFLETIR SOBRE A RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE MODOS DE VER E MODOS DE SOCIALIZAR . AS QUESTÕES QUE EMERGIRAM NESSE CONTEXTO FORAM ANALISADAS A PARTIR DO CONCEITO FORMA ESCOLAR (VINCENT, LAHIRE E THIN, 2001) E DAS REFLEXÕES ACERCA DA QUESTÃO DO OUTRO (TZVETAN TODOROV,1999).
Description: BIBLIOTECA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFMG
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/900
Other Identifiers: Mestrado
EDUCAÇÃO
MISTO
Appears in Collections:Juventude e Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf2.05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools