Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/894
Title: EXPECTATIVAS, SATISFAÇÃO E DESEMPENHO ACADÊMICO NAS RELAÇÕES EDUCACIONAIS DO CEFET UBERABA UM ESTUDO DE CASO
Authors: MONTEIRO, Rosa Cristina
MANCIN, Celso Aparecido
Keywords: DESEMPENHO ACADÊMICO;RELAÇÕES PROFESSOR-ALUNO
Issue Date: 2005
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
Abstract: ESTUDO DAS EXPECTATIVAS, SATISFAÇÕES E DESEMPENHO ACADÊMICO NAS RELAÇÕES EDUCACIONAIS DOS ALUNOS DO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE UBERABA (CEFET UBERABA). O PROCEDIMENTO METODOLÓGICO CONSISTIU NA UTILIZAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO COM QUESTÕES ABERTAS E FECHADAS, RESPONDIDAS POR 291 ALUNOS DOS DIFERENTES CURSOS EXISTENTES NO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE UBERABA. A ANÁLISE DOS DADOS DEU-SE NA UTILIZAÇÃO CONJUNTA DAS ABORDAGENS QUALITATIVAS E QUANTITATIVAS. CONSTATOU-SE QUE AS EXPECTATIVAS DOS ALUNOS EM RELAÇÃO À ESCOLA INTERFEREM DE FORMA POSITIVA OU NEGATIVA NO DESEMPENHO ACADÊMICO DO ALUNO, ASSIM COMO OS PROBLEMAS DE INSATISFAÇÃO, INDISCIPLINA, REPROVAÇÃO E EVASÃO PODEM ESTAR RELACIONADAS A UMA OU MAIS EXPECTATIVAS NÃO ATENDIDAS. DE TODAS AS EXPECTATIVAS LEVANTADAS, AS QUE SE REFEREM À RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO SÃO AS DE MAIOR IMPORTÂNCIA, DETERMINANDO O SUCESSO OU FRACASSO DURANTE O ATO DE ENSINAR OU DE APRENDER. DEFENDE-SE COMO PRIORIDADE NÚMERO UM A SER ATENDIDA O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS E AÇÕES, DE FORMA AMPLA E SISTEMÁTICA, QUE VISEM MELHORAR AS RELAÇÕES INTRA E INTERPESSOAIS DE TODA A COMUNIDADE ESCOLAR, PRINCIPALMENTE DE PROFESSORES E ALUNOS.
Description: BIBLIOTECA DA UFRURALRJ
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/894
Other Identifiers: Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Appears in Collections:Juventude e Escola

Files in This Item:
File SizeFormat 
tese.pdf558.21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools