Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/853
Title: MOVIMENTO HIP HOP A VISIBILIDADE DO ADOLESCENTE NEGRO NO ESPAÇO ESCOLAR
Authors: FREIRE, Ida Mara
ADÃO, Sandra Regina
Keywords: HIP HOP;CORPO;DANÇA;ADOLESCENTES;AFRO-DESCENDENTES
Issue Date: 2006
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Abstract: A PRESENTE PESQUISA É UM CONVITE AO LEITOR A NAVEGAR NO QUE FOI VIVENCIADO PELA PESQUISADORA, AO BUSCAR O MOVIMENTO CULTURAL JUVENIL HIP HOP, NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA LUCIA DO LIVRAMENTO MAYVORNE, NO MORRO DO MONTE SERRAT EM FLORIANÓPOLIS. EM TODO PROCESSO INVESTIGATIVO PROCUREI TER UM OLHAR PARA ESSE MOVIMENTO CULTURAL JUVENIL E PARA OS ADOLESCENTES AQUI CHAMADOS POR: MARGARIDA, ROSA, VIOLETA, CRAVO, DÁLIA, JASMIM, GIRASSOL, BROMÉLIA, LÍRIO E CACTO, QUE TROUXERAM SUAS EXPERIÊNCIAS DESSA CULTURA DANDO CORPO À PESQUISA. ENTENDI QUE OS GESTOS, MOVIMENTOS CORPORAIS E ESTILO DE SEU VESTUÁRIO VINHAM IMBUÍDOS DA IDENTIDADE NEGRA, COM SUAS TRANÇAS E SEU GINGADO CORPORAL. O CONCEITO DE IDENTIDADE DIZ RESPEITO AO PERTENCIMENTO SOCIAL, CULTURAL, ÉTNICO E DE GÊNERO QUE SE CONSTRÓI NA FAMÍLIA, NOS AMBIENTES SOCIAIS E INSTITUCIONAIS, POR MEIO DE COMPARAÇÕES E CONTRASTES NAS INTER-RELAÇÕES SOCIOCULTURAIS. VI EM MEU CORPO E NO PRAZER PELA DANÇA UMA CUMPLICIDADE PARA A PESQUISA. COMPÕEM ESTA PESQUISA AS FALAS DOS ADOLESCENTES, DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA, DA PROFESSORA DE ARTE-EDUCAÇÃO E DA DIRETORA DA ESCOLA, EM RELAÇÃO AO CORPO E À DANÇA, PRINCIPAL OBJETO DESTE ESTUDO. MINHAS REFLEXÕES TÊM COMO BASE O REFERENCIAL-TEÓRICO METODOLÓGICO DOS ESTUDOS CULTURAIS. NA EXPERIÊNCIA DA DANÇA E DO CORPO, OS ADOLESCENTES MOSTRARAM SUA IMPORTÂNCIA FOTOGRAFANDO AS COREOGRAFIAS DO MOVIMENTO CULTURAL JUVENIL HIP HOP.
Description: BU
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/853
Other Identifiers: Mestrado
EDUCAÇÃO
MISTO
Appears in Collections:Juventude e Escola

Files in This Item:
File SizeFormat 
tese.pdf960.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools