Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/840
Title: O PODER DISCIPLINAR NA RELAÇÃO PEDAGÓGICA NO COTIDIANO ESCOLAR
Authors: NETO, José Batista
VALONES, Neide Maria Alves
Keywords: DISCIPLINA ESCOLAR;PRÁTICA PEDAGÓGICA;COTIDIANO ESCOLAR
Issue Date: 2003
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
Abstract: A PESQUISA TRATA DO PODER DISCIPLINAR NA RELAÇÃO PEDAGÓGICA NO COTIDIANO DA SALA DE AULA. PROCURAMOS ANALISAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NA SALA DE AULA E NA ESCOLA DE MODO A IDENTIFICAR, NESSAS PRÁTICAS, RELAÇÕES DE PODER QUE INTERFEREM NOS RESULTADOS ESCOLARES E NA VIDA ESCOLAR DO ALUNO DE FORMA GERAL. CONSIDERANDO AS ANÁLISES E ESTUDOS FOUCAULTIANOS, DISCUTIMOS O PODER DISCIPLINAR, COMO PRODUTOR DE SABER, NA RELAÇÃO PEDAGÓGICA, DESTACANDO A CONDUTA DA RESISTÊNCIA, COMO MANIFESTAÇÃO DE PODER NO COTIDIANO DA SALA DE AULA. ADOTANDO A ABORDAGEM QUALITATIVA COM UMA APROXIMAÇÃO FENOMENOLÓGICA E FAZENDO UMA LEITURA ETNOGRÁFICA DO CAMPO DE PESQUISA, PARTICIPAMOS DAS AÇÕES DE ALUNOS E PROFESSORES NA SALA DE AULA, PROCURANDO APREENDER E COMPREENDER AS SIGNIFICAÇÕES QUE ESTES SUJEITOS, COMO PROTAGONISTAS DE PODER, ATRIBUÍAM À SUA VIDA, AO SEU COTIDIANO, ÀS SUAS PRÁTICAS, AO SEU MUNDO. A ANÁLISE DAS PRÁTICAS E DA RELAÇÃO PEDAGÓGICA NOS POSSIBILITOU A COMPREENSÃO DE QUE ESTES ELEMENTOS SÃO PERMEADOS DE PODER QUE DISCIPLINA TEMPO, ESPAÇO E MOVIMENTO DE ALUNOS E PROFESSORES QUE, EM SEU COTIDIANO, NÃO PERCEBEM E NÃO REFLETEM SOBRE A INTERFERÊNCIA E EFEITO DAS MANIFESTAÇÕES DE PODER, DE FORMA POSITIVA E NEGATIVA, NO CURSO DE SUAS VIDAS PESSOAL E PROFISSIONAL.
Description: BIBLIOTECAS CENTRAL E SETORIAL DE EDUCAÇÃO DA UFPE
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/840
Other Identifiers: Mestrado
EDUCAÇÃO
MISTO
Appears in Collections:Juventude e Escola

Files in This Item:
File SizeFormat 
tese.pdf466.78 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools