Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/804
Title: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES E ALUNOS SOBRE A CIDADANIA: UM ESTUDO DE CASO
Authors: MENDONÇA, Otávio Machado Lopes De
MOURA, Késsia Mileny De Paulao
Keywords: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS;ESCOLA;PROFESSORES;ESTUDANTES
Issue Date: 2006
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA/JOÃO PESSOA
Abstract: O DESVENDAMENTO DA TEIA DE SIGNIFICADOS CONTIDOS NA PROPAGAÇÃO DE CIDADANIA PELOS PROFESSORES E ALUNOS, VEM A SER IMPRESCINDÍVEIS NO SENTIDO DE ADENTRAR NO COTIDIANO ESCOLAR, DA QUAL ESSES SUJEITOS FAZEM PARTE, COM O INTUITO DE BUSCAR A DESMISTIFICAÇÃO DE ALGUMAS RESPONSABILIDADES SOCIALMENTE ESTABELECIDAS. CAPTAR COMO PROFESSORES E ALUNOS REPRESENTAM A CIDADANIA POSSIBILITA A QUEBRA DE DETERMINADAS IMPOSIÇÕES NO ÂMBITO ESCOLAR, BEM COMO, VEM A SITUAR ESSES SUJEITOS COMO PERTENCENTES A UMA DETERMINADA REALIDADE SOCIAL E, COMO TAL, PREGADORES E VIVENCIADORES DE DETERMINADAS CRENÇAS, VALORES, CONCEITOS, ENFIM, CIRCUNSTÂNCIAS SUBJETIVAS E/OU OBJETIVAS QUE INFLUENCIAM NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DOS OBJETOS APREENDIDOS. DESSA FORMA, ESSA PESQUISA VISA AVERIGUAR COMO ESTÃO SENDO CONSTRUÍDAS AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES E ALUNOS A RESPEITO DA CIDADANIA. TRABALHANDO COM A TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DESENVOLVIDA PELO TEÓRICO FRANCÊS SERGE MOSCOVICI, TEREMOS UM APORTE TEÓRICO ADEQUADO NO TRATO COM AS IMPRESSÕES DOS SUJEITOS PESQUISADOS SOBRE A CIDADANIA, POIS ESSA TEORIA PROCURA ADENTRAR NA COTIDIANIDADE DOS SUJEITOS E FILTRAR AS SÍNTESES ENTRE O COGNITIVO E O SOCIAL. UTILIZAMOS AINDA PARA O TRABALHO COM OS DADOS, A ANÁLISE DE CONTEÚDO. BUSCAMOS RESPONDER NOSSOS OBJETIVOS, A PARTIR DOS DADOS OBTIDOS E TRABALHADOS
Description: BIBLIOTECA DA UFPB/BIBLIOTECA DO CENTRO DE EDUCAÇÃO
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/804
Other Identifiers: Mestrado
EDUCAÇÃO
MISTO
Appears in Collections:Juventude e Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf892.43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools