Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/793
Title: ESCOLA E DEMOCRACIA: UM ESTUDO SOBRE A REPRESENTAÇÃO DE ALUNOS E ALUNAS DO ENSINO MÉDIO
Authors: ARAUJO, Valeria Amorim Arantes De
KLEIN, Ana Maria
Keywords: DEMOCRACIA;DIREITOS;DIREITOS HUMANOS;VALORES
Issue Date: 2006
Publisher: UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Abstract: TRATA-SE DE TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO QUE SE INSERE NA ÁREA DE ESTUDOS DA PSICOLOGIA E DA EDUCAÇÃO MORAL. BUSCOU INVESTIGAR QUE REPRESENTAÇÕES TÊM, SOBRE DEMOCRACIA E ESCOLA DEMOCRÁTICA, SUJEITOS QUE CONCLUEM O ENSINO MÉDIO. SEU DESENVOLVIMENTO TEÓRICO SOBRE DEMOCRACIA REPOUSA NA CONQUISTA DE DIREITOS E NOS VALORES QUE OS INSPIRARAM NA CONSOLIDAÇÃO DESTE MODELO POLÍTICO. ADOTANDO UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA, SÃO APRESENTADOS OS DIREITOS CIVIS, POLÍTICOS E SOCIAIS QUE POSSIBILITARAM O ALARGAMENTO DEMOCRÁTICO. A DISCUSSÃO SOBRE VALORES DEMOCRÁTICOS ALIA-SE À CONQUISTA DOS DIREITOS, ATRIBUINDO SIGNIFICADO AOS MESMOS. OS DIREITOS HUMANOS GANHAM DESTAQUE NA ANÁLISE, NA MEDIDA EM QUE O RESPEITO AOS MESMOS IMPLICA NA REALIZAÇÃO DO PROCESSO DEMOCRÁTICO. A ESCOLA DEMOCRÁTICA É DISCUTIDA A PARTIR DO ACESSO UNIVERSAL E DAS SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. O ACESSO UNIVERSAL À ESCOLA E AO CONHECIMENTO PRODUZIDO SOCIALMENTE ESTÁ EMBASADO EM COMPARATO, AZANHA E CARVALHO. A ESCOLA DEMOCRÁTICA, ENQUANTO PRÁTICA PEDAGÓGICA, DISCUTE OS VALORES E PRÁTICAS DESENVOLVIDAS NO INTERIOR DA INSTITUIÇÃO QUE CONTRIBUEM PARA O PROCESSO FORMATIVO DO INDIVÍDUO/CIDADÃO AUTÔNOMO. OS REFERENCIAIS UTILIZADOS PARA DISCUTIR A ESCOLA DEMOCRÁTICA, ENQUANTO PRÁTICA PEDAGÓGICA, ESTÃO EMBASADOS EM DEWEY E TEIXEIRA E EM AUTORES CONTEMPORÂNEOS COMO PUIG E ARAÚJO. ATRAVÉS DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS (MOSCOVICCI) BUSCAMOS A VISÃO DE DEMOCRACIA DO SUJEITO QUE A VIVENCIA EM SUAS EXPERIÊNCIAS COTIDIANAS. A AMOSTRA DO ESTUDO FOI COMPOSTA POR 80 SUJEITOS, 40 DO SEXO FEMININO E 40 DO SEXO MASCULINO, ALUNOS E ALUNAS DAS REDES PÚBLICA E PARTICULAR DA CIDADE DE SÃO PAULO. O INSTRUMENTO UTILIZADO PARA A COLETA DE DADOS CONSISTIU EM UM QUESTIONÁRIO SOBRE SOCIEDADE, ESCOLA E RELAÇÕES INTERPESSOAIS DEMOCRÁTICAS, QUE INCITAVA O SUJEITO A PENSAR SOBRE OS TEMAS COLOCANDO-SE COMO FOCO CENTRAL, OU SEJA, BUSCANDO SUAS PRÓPRIAS CONCEPÇÕES. OS RESULTADOS ENCONTRADOS REVELAM QUE OS SUJEITOS VALORIZAM PRIORITARIAMENTE OS DIREITOS DE PARTICIPAÇÃO E EXPRESSÃO COMO PRÁTICAS IMPRESCINDÍVEIS À REALIZAÇÃO QUER SEJA DE UMA SOCIEDADE, DE UMA ESCOLA OU DE RELAÇÕES COTIDIANAS DEMOCRÁTICAS. AS VARIÁVEIS CONSIDERADAS NESTE ESTUDO FORAM GÊNERO E REDE DE ENSINO. EM RELAÇÃO À PRIMEIRA NÃO ENCONTRAMOS DIFERENÇAS SIGNIFICATIVAS. EM RELAÇÃO À SEGUNDA OBSERVAMOS DIFERENÇAS, ENTRE OS GRUPOS, APENAS EM SUAS REPRESENTAÇÕES SOBRE SOCIEDADE DEMOCRÁTICA. OS VALORES E PRÁTICAS DESTACADOS PELOS SUJEITOS NOS FORNECEM ELEMENTOS PARA UMA REFLEXÃO SOBRE COMO A DEMOCRACIA É VIVENCIADA PELOS SUJEITOS, ENQUANTO CIDADÃOS, ENQUANTO ALUNOS (ESCOLA) E NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS.
Description: FEUSP
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/793
Other Identifiers: Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Appears in Collections:Juventude e Escola

Files in This Item:
File SizeFormat 
tese.pdf906.42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools