DSpace/Manakin Repository

Educação como ação cultural para a auto-determinação: um estudo de caso entre estudantes da periferia maceioense

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor SANTANA, Moisés De Melo pt_BR
dc.contributor.author ARAUJO, Clebio Correia De pt_BR
dc.coverage.spatial AL pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T15:36:45Z
dc.date.available 2009-03-14T15:36:45Z
dc.date.issued 2005 pt_BR
dc.date.submitted 2005 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier EXCLUSIVO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/778
dc.description Biblioteca Central da UFAL pt_BR
dc.description.abstract Trata-se de um estudo de caso envolvendo estudantes participantes de duas experiências de ação cultural desenvolvidas pela Secretaria Executiva de Educação do Estado de Alagoas. Partindo das reflexões levantadas por autores como Stuart Hall e Homi Bhabha, ligados à corrente teórica denominada estudos culturais, o autor analisa a contribuição que as ações culturais em foco podem dar no sentido da formulação de propostas educativas numa perspectiva multicultural, sobretudo em tratando-se de Alagoas. Utilizando-se de entrevistas, o autor, com base nos relatos colhidos, sugere que uma educação alagoana com esse perfil deva estar centrada no aprofundamento pedagógico da capacidade de diálogo, interpenetração cultural, consciência performativa dos sujeitos educadores/educandos, além da descoberta da condição de representados historicamente, por parte dos mesmos. pt_BR
dc.format.extent 889996 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Alagoas pt_BR
dc.subject AÇÃO CULTURAL pt_BR
dc.subject AUTODETERMINAÇÃO pt_BR
dc.title Educação como ação cultural para a auto-determinação: um estudo de caso entre estudantes da periferia maceioense pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Contexto