Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/736
Title: EDUCAÇÃO PELA DUREZA: UM ELO DE LIGAÇÃO ENTRE AUTORIDADE E AUTORITARISMO
Authors: ZUIN, Antonio Alvaro Soares
LEMOS, José Roberto
Keywords: PROFESSORES E ALUNOS;AUTORIDADE
Issue Date: 2005
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
Abstract: O PRESENTE TRABALHO BUSCA CONTRIBUIR COM AS REFLEXÕES ACERCA DA AUTORIDADE E AUTORITARISMO PEDAGÓGICOS, BEM COMO A CHAMADA EDUCAÇÃO PELA DUREZA , QUE DE CERTO MODO QUASE SEMPRE ESTIVERAM PRESENTES NO ÂMBITO EDUCACIONAL, POIS ESTE SUGERE DIFERENTES POSIÇÕES HIERÁRQUICAS, OU SEJA, DE UM LADO OS ALUNOS E DE OUTRO OS PROFESSORES. É NESSA RELAÇÃO COMPLEXA, QUE ENVOLVE MUITAS VARIÁVEIS, QUE TENTAMOS PENETRAR PARA OBTER SUBSÍDIOS QUE PUDESSEM CLAREAR A RELAÇÃO DAS CONCEPÇÕES/CONCEITOS DE AUTORIDADE E AUTORITARISMO PEDAGÓGICO, BEM COMO SUA INFLUÊNCIA NO COTIDIANO DE SALA DE AULA. PARA TANTO NOS VALEMOS DE UMA PESQUISA DE CAMPO QUE TENTOU INVESTIGAR ESTAS CONCEPÇÕES, BEM COMO SUAS RELAÇÕES, ENTRE ALUNOS E EX-ALUNOS (AGORA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL) DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFSCAR (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS). NOSSAS ANÁLISES SE APOIARAM PRINCIPALMENTE NOS ESTUDOS FEITOS PELA TEORIA CRÍTICA E NAS IDÉIAS DE SEU MAIOR REPRESENTANTE THEODOR W. ADORNO, E OUTROS. A ABORDAGEM TEMÁTICA CONFIGUROU-SE EM QUATRO CAPÍTULOS: O PRIMEIRO DELES BUSCOU ENFATIZAR AS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO PARA ADORNO E A CRÍTICA DA EDUCAÇÃO PELA DUREZA, NO SEGUNDO BUSCAMOS ENFATIZAR AS DIVERSAS CONCEPÇÕES SOBRE AUTORIDADE E AUTORITARISMO, E O PERÍODO NO QUAL SE FUNDOU A UFSCAR, NO TERCEIRO A UNIVERSIDADE ENQUANTO INSTITUIÇÃO AUTORITÁRIA, NO QUARTO E ÚLTIMO CAPÍTULO A ANÁLISE DA PESQUISA DE CAMPO COMO CONTRIBUIÇÃO PARA O ESCLARECIMENTO DAS CONCEPÇÕES DE AUTORIDADE E AUTORITARISMO, BEM COMO SUA INFLUENCIA NAS RELAÇÕES ENTRE ALUNOS E EX-ALUNOS (AGORA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL) DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFSCAR.
Description: BIBLIOTECA COMUNITÁRIA DA UFSCAR
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/736
Other Identifiers: Mestrado
EDUCAÇÃO
MISTO
Appears in Collections:Juventude e Escola

Files in This Item:
File SizeFormat 
tese.pdf880.74 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools