Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/705
Title: A CONSTRUÇÃO DA AUTO-IMAGEM EM ADOLESCENTES COM DIFICULDADES EM LEITURA E ESCRITA: UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL
Authors: GONÇALVES, Marlene Fagundes Carvalho
LÚCIO, Maria Virginia
Keywords: AUTO-IMAGEM;ADOLESCÊNCIA;LEITURA E ESCRITA
Issue Date: 2006
Publisher: CENTRO UNIVERSITÁRIO MOURA LACERDA
Abstract: ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ESTUDAR, NUMA VISÃO HISTÓRICO-CULTURAL, A CONSTRUÇÃO DA AUTOIMAGEM DO ADOLESCENTE COM DIFICULDADES EM LEITURA E ESCRITA. TEM COMO BASE A FUNDAMENTAÇÃO NO REFERENCIAL TEÓRICO DE VIGOTSKI E WALLON, OS QUAIS DESTACAM QUE COGNIÇÃO, AFETIVIDADE E AS INTERAÇÕES SÃO FUNDAMENTAIS NO PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DO INDIVÍDUO. OS PARTICIPANTES SÃO SEIS ADOLESCENTES, DO SEXO MASCULINO, CURSANDO DA 5ª À 8ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL, E APONTADOS PELA ESCOLA COMO TENDO DIFICULDADES NA LEITURA E ESCRITA. SÃO DE TRÊS ESCOLAS, SENDO UMA PÚBLICA ESTADUAL, UMA PARTICULAR E UMA DA REDE SESI, DE UMA CIDADE DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO. NAS SESSÕES DE COLETA DE DADOS, FORAM REALIZADOS PROCEDIMENTOS COMO ENTREVISTA, DESENHO, LEITURA E ESCRITA DE UM TEXTO COM DISCUSSÃO SOBRE O MESMO, ELABORADOS COM A FINALIDADE DE APREENDER ASPECTOS SOBRE A AUTO-IMAGEM DO SUJEITO E SUA RELAÇÃO COM A LEITURA E ESCRITA. OS RESULTADOS INDICAM QUE ESSES SUJEITOS APRESENTAM UMA AUTO-IMAGEM MÚLTIPLA, QUE É CONSTITUÍDA E MANIFESTADA DE DIVERSAS FORMAS E NÃO APENAS RELACIONADAS ÀS DIFICULDADES EM LEITURA E ESCRITA. OUTROS ASPECTOS, COMO LAÇOS FAMILIARES, INTERAÇÕES SOCIAIS E APARÊNCIA FÍSICA, APRESENTAM RELEVÂNCIA NA CONSTRUÇÃO DA AUTO-IMAGEM APRESENTADA POR ELES. ESSES RESULTADOS INDICAM AINDA UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO SOBRE AUTO-IMAGEM NO REFERENCIAL HISTÓRICO-CULTURAL.
Description: JOSEFINA DE SOUZA LACERDA
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/705
Other Identifiers: Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Appears in Collections:Juventude e Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf642.58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools