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Title: Um estudo com egressos do Programa Educação para o Trabalho do Senac/Sp: em Busca da cidadania
Authors: PEREIRA, Jacira Rodrigues Mendonça
ABRAMOWICZ, Mere
Keywords: EDUCAÇÃO E TRABALHO;ENSINO PROFISSIONALIZANTE;EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO;QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
Issue Date: 2002
Publisher: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: PEREIRA, Jacira Rodrigues Mendonça. Um estudo com egressos do Programa Educação para o Trabalho do Senac/Sp: em Busca da cidadania. 2002. 161f. Dissertação (Mestrado em Educação) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2002. São Paulo. Orientador(a): Mere Abramowicz.
Abstract: Trata-se de um estudo com jovens de quatorze a dezenove anos, egressos do Programa Educação para o Trabalho, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do estado de são paulo - Senac/SP, na favela de Paraisópolis, município de São Paulo. Esta pesquisa se filia à abordagem qualitativa, destacando-se os procedimentos de análise documental, questionários, entrevistas e seminário. Este programa foi idealizado e estruturado tendo por base a tecnologia e a experiência do Centro de Educação Comunitária para o Trabalho do Senac/SP no desenvolvimento de trabalhos comunitários na periferia desta capital, bem como os resultados de outros programas desenvolvidos com jovens de famílias pobres, que buscavam no Senac/SP programas rápidos de profissionalização. O foco do estudo se volta à análise de um dos objetivos do programa que era a conquista da cidadania, com destaque ao fazer-se sujeito, ao acesso ao trabalho, à igualdade e dualidade na educação brasileira. Na discussão dos resultados foram evidenciadas as situações de exclusão e de opressão do trabalhador sujeito às leis do mercado, bem como a tensão entre educação e trabalho. Os jovens integrantes desta pesquisa reconhecem suas dificuldades na conquista do trabalho e nas oportunidades de estudo e percebem as desigualdades nesse processo. Porém, não demonstraram uma consciência política para provocar mudanças ou garantir-lhes melhores condições de vida se afirmando como cidadãos. Acreditaram em mudanças pessoais a partir do desenvolvimento da auto-estima como elemento que favorece a construção do sujeito e o acesso à educação e ao trabalho, porém, para resolver as distorções existentes é necessário uma conjugação maior de esforços, sendo preciso que ocorram mudanças nas políticas públicas sociais do país.
Description: Biblioteca PUC/SP
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/378
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