Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/353
Title: Economia solidária e formação humana: experiências de trabalho e educação em agroindústrias familiares associativas no oeste Catarinense
Authors: POLI, Odilon Luiz
LEITE, Marcia de Paula
Keywords: EDUCAÇÃO E TRABALHO;ECONOMIA SOLIDÁRIA;AGRICULTURA FAMILIAR;COOPERATIVAS;COOPERATIVISMO
Issue Date: 2006
Publisher: Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: POLI, Odilon Luiz. Economia solidária e formação humana: experiências de trabalho e educação em agroindústrias familiares associativas no oeste Catarinense. 2006. 344f. Tese (Doutorado em Educação) Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2006. Campinas. Orientador(a): Marcia de Paula Leite.
Abstract: A presente tese investiga como os agricultores familiares envolvidos na criação de agroindústrias familiares associativas no Oeste Catarinense, uma resposta política à crise enfrentada pela agricultura familiar desde a segunda metade dos anos 70, vêm reelaborando sua experiência de vida e de trabalho a partir da implantação desses novos empreendimentos. Ela procura observar em que medida os ideais políticos que estiveram presentes na origem desses empreendimentos permanecem no imaginário desses trabalhadores e no seu cotidiano de trabalho. O problema que orientou o percurso de investigação pode ser assim proposto: como os camponeses envolvidos na criação e operação de agroindústrias familiares associativas ligadas à União Central da Agroindústrias Familiares do Oeste catarinense (UCAF), estão reelaborando suas experiências de vida e de trabalho a partir da implantação dessas unidades de produção? A hipótese com que trabalhamos é a de que a forte motivação política presente na origem desses empreendimentos foi um dos fatores que influenciou decisivamente a trajetória de organização e condução dos trabalhos no cotidiano das agroindústrias, bem como na forma de interpretar seu significado. Porém as decisões dos trabalhadores envolvidos na organização e funcionamento dos empreendimentos e o modo como esses empreendimentos são percebidos por esses trabalhadores, são influenciadas também por outros fatores de ordem objetiva (situação econômica, necessidades materiais, presença e atuação dos mediadores, etc) e de ordem subjetiva (representações sobre o futuro, objetivos e interesses pessoais, ideais políticos, expectativas de inserção social, elaborações pessoais sobre a inserção no trabalho, etc). O trabalho de pesquisa foi organizado em três momentos principais. Num primeiro momento, desenvolveu-se um estudo exploratório voltado à caracterização das experiências existentes na região Oeste catarinense que, atualmente, podem ser agrupadas em torno do conceito de economia solidária. Num segundo momento, realizou-se uma caracterização geral das agroindústrias familiares associativas vinculadas à União Central das Agroindústrias Familiares do Oeste Catarinense – UCAF, que atuam no processamento de carne suína, com o intuito de reunir um conjunto de informações sobre os empreendimentos dessa cadeia produtiva, analisando suas características comuns e seu impacto econômico e social para os envolvidos. O terceiro momento voltou-se ao estudo em profundidade de dois empreendimentos da cadeia produtiva da carne suína, caracterizada no momento dois, definidos por escolha intencional. Os resultados obtidos confirmam a hipótese de trabalho e elucidam o modo como as novas experiências de vida e de trabalho vêm sendo elaboradas pelos envolvidos em cada empreendimento, num processo histórico específico em que interagem condições objetivas e subjetivas, além do patrimônio cultural dessa população.
Description: Biblioteca Central da UNICAMP
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/353
Appears in Collections:Economia Solidária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Odilon_Luis_Poli.pdf1.87 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools