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Title: 'Igreja Viva' Uma Análise da Dimensão Educativa da Ação Pastoral Popular da Arquidiocese da Paraíba (1966-1973)
Authors: SCOCUGLIA, Afonso Celso
GIACOMELLI, Gabriele
Keywords: EDUCAÇÃO;Igreja
Issue Date: 2001
Publisher: Universidade Federal da Paraíba. Centro de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Citation: GIACOMELLI, Gabriele. 'Igreja Viva' Uma Análise da Dimensão Educativa da Ação Pastoral Popular da Arquidiocese da Paraíba (1966-1973). 2001. 348f. Dissertação (Mestrado em Educação) . Universidade Federal da Paraíba. Centro de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2001. João Pessoa. Orientador(a): Afonso Celso Scocuglia.
Abstract: No estudo da história da Educação Popular da Paraíba dos anos sessenta e setenta, objeto de várias pesquisas de uma das linhas de pesquisa do Mestrado em Educação da UFPB, registra-se uma grande atuação de pessoal ligado à Igreja Católica e envolvido em movimentos populares e campanhas de alfabetização. A própria Arquidiocese, animada pelas sugestões do Concilio Vaticano II (1962-1965) e pelos estímulos operativos oferecidos pelos bispos latino-americanos em Medellín (1968), se dedicou a um renovado trabalho de formação de sua base, procurando reduzir a distância (a da sua cúpula em particular) com o meio popular. Formação que, pela conjuntura da repressão militar, se tornou ponto de referência e lugar de resistência para a sociedade civil. A pesquisa apresenta, em sua conjuntura ecíesial e sócio-política, uma das iniciativas pastorais da Arquidiocese, no período do arcebispo Dom José Maria Pires: a chamada 'Ação Pastoral Igreja Viva' (1969-1973), que se propôs a divulgação de uma nova imagem de Igreja e a atuação de grupos na base que a encarnasse concretamente. Para dar conta disso, analisamos os documentos do Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese e escutamos os depoimentos de alguns entre aqueles que vivenciaram a iniciativa pastoral, na cúpula e na base. Uma rica bibliografia nos ajudou depois a traçar o contexto e a problematizar o material coletado. Ao final, chegamos a construir esse relato que veio se definindo dividido em quatro partes, interligadas, mas bem diferentes entre si. Na primeira parte, apresentamos o próprio processo da pesquisa: de qual lugar social analisamos, qual o nosso ponto de vista, quais os pressupostos e quais os objetivos e as finalidades, apontando perguntas e escolhas. Na Segunda Parte, há a apresentação mais í específica da 'Ação Pastoral Igreja Viva', a partir do seu contexto, seus objetivos, as atuações, deixando amplo espaço aos documentos e aos depoimentos, cuja organização e seqüência foi 'f pensada a partir de algumas questões abertas e de inquietações que afetam a Educação Popular. "í Como em uma digressão, mas fundamental para nós, a Terceira Parte deixa a palavra a um ;! grupo da base. Um grupo que os coordenadores da pastoral diocesana nos apontaram como grupo 'Vivo de Igreja'. Por meio deles aprendemos lições de estratégia e de pedagogia popular, ajudando-nos a olhar o período analisado por um outro olhar, original. Na Quarta Parte, enfim, umas considerações educativas. Não uma conclusão, mas um balanço. Balanço ao fim da pesquisa e balanço ao chegar a uma etapa da vida, na conclusão de um ciclo de estudos. Uma espécie de meditação diante do espelho, como educador, como sonhador, como pessoa desafiada a esperar e procurar rumos honestos e férteis para o amanhã. Quatro partes, e quatro linguagens diferentes. Como riachos que por diferentes percursos e correntezas chegam para enriquecer o mesmo rio, oferecendo suas águas. Na esperança de contribuir para nos tornarmos sempre mais humanos, educando-nos juntos.
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2745
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