Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2321
Título: Educação não-escolar de pessoas adultas: idéias e iniciativas de melhorias de comunidades
Autor(es): ABBONIZIO, Aline
Palavras-chave: EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA
Data do documento: 27-Mai-2009
Resumo: Neste texto examina-se um conjunto de 13 títulos que tratam de educação e melhorias de comunidades. Esses títulos foram identificados a partir de consulta ao Banco de Teses da Capes sobre iniciativas de educação não-escolar de adultos. No levantamento inicial, foram localizados 341 trabalhos que tratam de educação de pessoas adultas com objetivos formativos bastante variados, dentre os quais: formação em direitos humanos; qualificação profissional; educação em saúde comunitária. O principal ponto de convergência entre tais iniciativas é sua distinção em relação àqueles processos educativos que visam exclusivamente à alfabetização e à elevação de níveis de escolaridade. O conjunto de trabalhos localizados veio à luz no período de 1999 a 2006 nos programas de pós-graduação em Educação, Ciências Sociais e Serviço Social. Todos os 13 títulos que aqui serão comentados tratam de experiências formativas relacionadas a locais de moradia. Esses locais têm sido denominados por alguns autores como espaços comunitários e têm como importantes promotores das iniciativas as associações de moradores, centros comunitários, centros de formação e a igreja Católica.
Descrição: PERIÓDO DA PESQUISA: 2006 a 2009. PESQUISADOR RESPONSÁVEL: Sérgio Haddad. DEMAIS PESQUISADORES: Aline Abbonizio, Taisa de Souza Santos (auxiliar), Francisco Lopes (técnico). FONTE DE FINANCIMANETO: CNPq.
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2321
Aparece nas coleções:Educação em Comunidades
Educação não escolar de adultos: o estado da arte
Publicações AE (todas)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo5.pdf178.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.