Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2232
Title: A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO MEIO VIRTUAL: UMA EXPERIÊNCIA COM ADOLESCENTES DO ENSINO BÁSICO INTERAGINDO SOBRE ORIENTAÇÃO SEXUAL
Authors: XAVIER, Rosely Perez
PINHEIRO, Karen Mendonça
Keywords: APRENDIZAGEM;COMPUTADOR;AMBIENTE VIRTUAL
Issue Date: 2004
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Abstract: ESTA PEQUISA, DE NATUREZA EXPLORATÓRIA, PRETENDE INVESTIGAR COMO O CONHECIMENTO SE CONSTRÓI NA INTERAÇÃO ENTRE SEIS ESTUDANTES DE 8ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL, TRÊS DE UMA ESCOLA PARTICULAR, LOCALIZADA NA CIDADE DE CURITIBA (PR), E TRÊS DE OUTRA ESCOLA PARTICULAR, LOCALIZADA NA CIDADE DE FLORIANÓPOLIS (SC), INTERAGINDO EM UMA SALA DE BATE PAPO DA INTERNET SOBRE O TEMA ORIENTAÇÃO SEXUAL. VISA AINDA ANALISAR A VIABILIDADE DESTE MEIO DE COMUNICAÇÃO COMO PROPOSTA DE APRENDIZAGEM NAS EXTENSÕES DE SALA DE AULA NA TENTATIVA DE APROXIMAR O VIRTUAL E O PRESENCIAL E ABRIR NOVOS CAMINHOS PARA O ENSINO DO PROFESSOR E PARA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. O FOCO PROPOSTO PARA A ANÁLISE FOI DIRECIONADO AO TIPO DE INFORMAÇÃO QUE OS ALUNOS COMPARTILHAM E A INFLUÊNCIA DA ESCOLA NESSA INTERAÇÃO; AO TRATAMENTO DADO À SEXUALIDADE; A COMO AS MÁXIMAS OU PRINCÍPIOS CONVERSACIONAIS COOPERATIVOS MANIFESTAM-SE NO DISCURSO DOS INTERAGENTES E, POR ÚLTIMO, À AVALIAÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE A EXPERIÊNCIA VIVIDA. OS DADOS FORAM ANALISADOS A LUZ DA TEORIA SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAL DE VYGOTSKY E DOS PRINCÍPIOS COOPERATIVOS PROPOSTOS POR GRICE. OS RESULTADOS SUGEREM QUE A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM SALAS DE BATE PAPO É PROPORCIONADA PELA POSSIBILIDADE DO INTERAGENTE REFLETIR SOBRE OS PRÓPRIOS PENSAMENTOS E OPINIÕES COM BASE NAS INFORMAÇÕES COMPARTILHADAS POR OUTROS INTERAGENTES. A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO OCORRE ATRAVÉS DA INTERAÇÃO MÚTUA QUE PROPORCIONA DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DE NOVOS CONCEITOS.
Description: B.U.
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2232
Other Identifiers: Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Appears in Collections:Jovens, Mídia e Tecnologias de Informação e Comunicação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf426.06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools