Please use this identifier to cite or link to this item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/2227
Title: JUVENTUDE E ESTILO DE VIDA: CULTURA DE CONSUMO, LAZER E MÍDIA
Authors: RAMOS, José Mario Ortiz
FÉLIX, Fabíola Angarten
Keywords: ESTILO DE VIDA;JUVENTUDE;MÍDIA (PUBLICIDADE);LAZER
Issue Date: 2003
Publisher: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
Abstract: ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO FAZER UMA ANÁLISE DA VIDA COTIDIANA DA JUVENTUDE CONTEMPORÂNEA, BUSCANDO COMPREENDER, INTERPRETAR E EXPLICAR O MODO COMO OS MÚLTIPLOS SIGNIFICADOS QUE OS JOVENS ATRIBUEM AOS COMPASSOS SOCIAIS QUE OS RODEIAM SÃO CONSTRUÍDOS E USADOS. TERMOS COMO ESTILO DE VIDA, MEIOS DE COMUNICAÇÃO E FORMAS DE LAZER, SERÃO ESTUDADOS EM FUNÇÃO DO CONSUMO, ISSO PORQUE VEICULAM SÍMBOLOS E PROMOVEM A INCORPORAÇÃO DE ESTILOS, TORNANDO-SE OS PRINCIPAIS PILARES NA ESTRUTURAÇÃO DA IDENTIDADE JUVENIL. TAIS SÍMBOLOS NÃO SE RESTRINGEM A FRONTEIRAS GEOGRÁFICAS, SÃO MUNDIALIZADOS E REPRESENTAM A ATUAL ESTRUTURA SOCIAL. ASSIM, É NESSE CENÁRIO DE CULTURA MUNDIALIZADA QUE OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, O CONSUMO E O LAZER DISSEMINAM SÍMBOLOS CULTURAIS E ESTES SÃO TOMADOS EM OUTROS CONTEXTOS, REELABORADOS E LANÇADOS NOVAMENTE NO ESPAÇO VIRTUAL DA COMUNICAÇÃO E DA SOCIABILIZAÇÃO HUMANA. NESSE SENTIDO, VIVEMOS NUMA CONTÍNUA RE-SIGNIFICAÇÃO DA REALIDADE.
Description: IFCH
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2227
Other Identifiers: Mestrado
SOCIOLOGIA
EXCLUSIVO
Appears in Collections:Jovens, Mídia e Tecnologias de Informação e Comunicação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf3.73 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools