Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2219
Title: NAVEGADORES NA ESCOLA: IDENTIDADE CULTURAL EM TEMPOS DE INTERNETÊS
Authors: KARNOPP, Lodenir Becker
CASTRO, Fernanda Santos De
Keywords: IDENTIDADE CULTURAL;LÍNGUA PORTUGUESA;INTERNET
Issue Date: 2006
Publisher: UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
Abstract: A LÍNGUA É VIVA, DINÂMICA. CONSIDERANDO ESSA AFIRMAÇÃO, INVESTIGOU-SE A TRANSFORMAÇÃO QUE A ESCRITA DA LÍNGUA PORTUGUESA ESTÁ SOFRENDO DEVIDO ÀS NOVAS FORMAS COM QUE OS ESTUDANTES RELACIONAM-SE COM ELA, A PARTIR DO CONTATO COM O CIBERESPAÇO, CADA VEZ MAIS DISSEMINADO. NA PRESENTE PESQUISA, A IDENTIDADE CULTURAL DE ESTUDANTES USUÁRIOS DA INTERNET, BEM COMO A INVESTIGAÇÃO DA OCORRÊNCIA DA LINGUAGEM DA INTERNET (INTERNETÊS) NA ESCRITA DE TEXTOS ESCOLARES FORAM OS ITENS ANALISADOS. O MATERIAL COLETADO, OBTIDO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2005, CONSTA DE TRABALHOS ESCOLARES REALIZADOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO QUE ENVOLVIAM QUAISQUER TEXTOS ESCRITOS POR ELES QUE APRESENTASSEM A LINGUAGEM DA INTERNET E QUE CIRCULARAM DENTRO DA ESCOLA, INDEPENDENTEMENTE DO INTERLOCUTOR, E CONVERSAS GRAVADAS ENTRE PROFESSORA E ALUNOS ATRAVÉS DO MESSENGER (PROGRAMA DE COMPUTADOR QUE POSSIBILITA A COMUNICAÇÃO INSTANTÂNEA). EM 2006, FOI REALIZADA OUTRA COLETA DE DADOS PARA AMPLIAR A DISCUSSÃO SOBRE A IDENTIDADE CULTURAL DE ESTUDANTES USUÁRIOS DA INTERNET: REALIZARAM-SE ENTREVISTAS COM ADOLESCENTES SOBRE SEU CONTATO COM O CIBERESPAÇO, ABORDANDO TÓPICOS RELACIONADOS AO USO DE NICKNAME, INTERNETÊS, ORKUT. A ANÁLISE DESSE MATERIAL EMPÍRICO OBJETIVOU DISCUTIR QUEM SÃO OS SUJEITOS QUE (E ONDE) UTILIZAM ESSA LINGUAGEM, POR QUE O FAZEM E COM QUEM SE RELACIONAM. TAIS ANÁLISES APROXIMAM A PESQUISA DAS DISCUSSÕES REALIZADAS NO CAMPO DOS ESTUDOS CULTURAIS EM EDUCAÇÃO. PARA TANTO, ESTUDIOSOS COMO AUGÉ (1994); BAUMAN (2005); CANDAU (2001), CHARTIER (1999); FRAGO (2002); HALL (2005); HARVEY (2004); LÉVY (1999); MAFFESOLI (1987, 1995); MANGUEL (2004); MARCUSCHI (2004); SARLO (2004) SUBSIDIARAM O EMBASAMENTO TEÓRICO, PRIVILEGIANDO OS TRÊS FOCOS DA PESQUISA: IDENTIDADE CULTURAL, LÍNGUA PORTUGUESA E INTERNET. A CONVIVÊNCIA DOS ADOLESCENTES COM O MEIO ELETRÔNICO E OS DEPOIMENTOS OBTIDOS ATRAVÉS DA ENTREVISTA APONTAM PARA UM REDIMENSIONAMENTO NO QUE DIZ RESPEITO À ACEITAÇÃO DAS VÁRIAS FORMAS DE UTILIZAÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA EM DETERMINADOS CONTEXTOS E SITUAÇÕES. SURGE UMA NOVA ?GÍRIA? NA ESCRITA, QUE NÃO INTERFERE, ENTRETANTO, NO USO DA LÍNGUA PADRÃO EM SITUAÇÕES EM QUE ESSA FORMA É EXIGIDA.
Description: MARTINHO LUTERO
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2219
Other Identifiers: Mestrado
EDUCAÇÃO
MISTO
Appears in Collections:Jovens, Mídia e Tecnologias de Informação e Comunicação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf3.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools