Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2217
Title: OS EFEITOS DO USO DO COMPUTADOR NA SUBJETIVIDADE DO ADOLESCENTE
Authors: LEBEDEFF, Eldon Henrique Mühl; Tatiana Bolivar
ESTACIA, Jamile
Keywords: SUBJETIVIDADE;ADOLESTENTES;INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
Issue Date: 2003
Publisher: UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Abstract: O COMPUTADOR, MAIS ESPECIFICAMENTE O USO DA INTERNET, TEM OCUPADO UM LUGAR BASTANTE SIGNIFICATIVO NA VIDA DOS ADOLESCENTES, ENCONTRANDO-SE PRESENTE NO MEIO ESCOLAR, NO CONVÍVIO SOCIAL E FAMILIAR. A INTENSIDADE DO USO DO COMPUTADOR, ENTRE OS APARATOS ELETRÔNICOS, TEM SUPERADO A DA TELEVISÃO EM TERMOS DE HORAS POR DIA . O PRESENTE ESTUDO VISA INVESTIGAR QUAIS SÃO AS INFLUÊNCIAS E MODIFICAÇÕES QUE A PRESENÇA CONSTANTE DA INTERNET NO DIA-A-DIA DOS ADOLESCENTES, INCLUSIVE PELA IDEOLOGIA QUE PROPÕE, PODE PRODUZIR NOS MODOS DE INTERAÇÃO, NAS FORMAS DE COMUNICAÇÃO E NA ORGANIZAÇÃO DO PENSAMENTO DO JOVEM CONTEMPORÂNEO. ATRAVÉS DE UM LEVANTAMENTO NAS ESCOLAS DA CIDADE, SELECIONAMOS , INICIALMENTE, UMA AMOSTRAGEM DE INTERNAUTAS E, NUM SEGUNDO MOMENTO, APROFUNDAMOS NOSSA ANÁLISE ATRAVÉS DA TÉCNICA DE ESTUDO DE CASO. COMO RESULTADO, OBSERVAMOS QUE O USO DO COMPUTADOR INTERFERE NA SUBJETIVIDADE DOS ADOLESCENTES DE DIFERENTES FORMAS: LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A SINGULARIDADE DA ORGANIZAÇÃO PSÍQUICA, O MEIO SOCIAL E FAMILIAR DOS MESMOS, A RELAÇÃO DE "INTERATIVIDADE" PODE PERMITIR UMA VIVÊNCIA EM QUE A EXPERIÊNCIA DE CRIATIVIDADE E INTERAÇÃO COM OS IGUAIS E O MEIO É CAPAZ DE AUXILIAR A CRIANÇA OU O JOVEM EM PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO; POR OUTRO LADO, EM OUTROS CASOS, DETERMINA UMA RELAÇÃO COM O COMPUTADOR MARCADA POR UM CARÁTER DE SUBMISSÃO E DEPENDENCIA.
Description: CENTRAL
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2217
Other Identifiers: Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Appears in Collections:Jovens, Mídia e Tecnologias de Informação e Comunicação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf431.15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools