Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2213
Title: | TRABALHO E EDUCAÇÃO NA ERA MIDIÁTICA: UMA VISÃO SOCIOLÓGICA |
Authors: | GASPAROTO, Jayme Wanderley TERUYA, Teresa Kazuko |
Keywords: | EDUCAÇÃO ESCOLAR;FORMAS DE TRABALHO;MÍDIA |
Issue Date: | 2000 |
Publisher: | UNESP - MARÍLIA |
Abstract: | O OBJETIVO DESSE ESTUDO É ANALISAR AS FORMAS DE TRABALHO HUMANO E AS NOVAS EXIGÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR NA ERA DA MÍDIA. PROCURA DISCUTIR O PROCESSO DE SUBSTITUIÇÃO DA MÃO-DE-OBRA COM A INCORPORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS INFORMACIONAIS NO SETOR INDUSTRIAL E FAZ UM PARALELO COM AS TRANSFORMAÇÕES DAS IDÉIAS E DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO DESDE A GÊNESE DO CAPITALISMO. EM SEGUIDA, ANALISA AS INFLUÊNCIAS DAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO NA SOCIEDADE, SOB A LUZ DE CRÍTICOS DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSAS, E APRESENTA ALGUMAS FORMAS DE UTILIZAÇÃO DESSES MEIOS NO UNIVERSO ESCOLAR. DEPOIS, INVESTIGA AS REPERCUSSÕES, ESPECIALMENTE DA TELEVISÃO E DOS RECURSOS DA INFORMÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA, CONSIDERANDO A EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES E ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS. AS PESSOAS QUE PARTICIPARAM DA PESQUISA ACHAM QUE AS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO SÃO FERRAMENTAS IMPORTANTES DE ACESSO À INFORMAÇÃO E AO CONHECIMENTO ATUALIZADO. FINALMENTE, A PRESENTE TESE DEFENDE QUE O EXERCÍCIO DA CIDADANIA DEVE ULTRAPASSAR OS LIMITES BÁSICOS DO CAPITAL PARA REDUZIR OS PROBLEMAS SOCIAIS E CONSTRUIR UM MUNDO MELHOR; UMA VEZ QUE É IMPORTANTE A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA FUNDAMENTADA NOS PRINCÍPIOS QUE NORTEIAM AS CIÊNCIAS SOCIAIS NA ATUAÇÃO PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES EM RELAÇÃO À MÍDIA, COMO EXIGÊNCIA EM TODOS OS PROCESSOS DE EDUCAÇÃO. |
Description: | UNESP/MARÍLIA |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2213 |
Other Identifiers: | Doutorado EDUCAÇÃO MISTO |
Appears in Collections: | Jovens, Mídia e Tecnologias de Informação e Comunicação |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools