Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1765
Title: A SEXUALIDADE NA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR: NARRATIVAS DO SILÊNCIO
Authors: ALBUQUERQUE, Paulo Henrique Novaes Martins De
NOVENA, Nádia Patrizia
Keywords: SEXUALIDADE;DISCURSO;CULTURA POLÍTICA
Issue Date: 2004
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
Abstract: O OBJETIVO CENTRAL DESTA PESQUISA FOI ANALISAR OS DISPOSITIVOS E AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA SEXUALIDADE PRESENTES NA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E SUAS REFERÊNCIAS PARA A PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES. PARA SUBSIDIAR TEORICAMENTE ESTE ESTUDO CONSTRUÍMOS UMA SOCIOLOGIA DA SEXUALIDADE A PARTIR DOS REFERENCIAS DE MICHEL FOUCAULT E DA SOCIOLOGIA CLÍNICA, EM PARTICULAR DE EUGENE ENRIQUEZ. OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS FORAM ESTABELECIDOS A PARTIR DE UMA TIPOLOGIA DE INSTANCIAS: INSTITUCIONAL ,ORGANIZACIONAL E DAS PRÁTICAS DISCURSIVAS. ESTE ESTUDO APONTA PARA AS SEGUINTES CONSIDERAÇÕES: A) A DESCONSIDERAÇÃO DAS DIFERENTES MANIFESTAÇÕES DA SEXUALIDADE, COMO A HOMOSSEXUALIDADE E SUA ESTIGMATIZAÇÃO POR PARTE DA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR, GERA SITUAÇÕES QUE EXPRESSÃO FORMAS DE DISCRIMINAÇÃO E DE VIOLÊNCIA; B) DE MANEIRA ARTICULADA A ESTE PROCESSO, OBSERVA-=SE O SILENCIAMENTO ACERCA DA SEXUALIDADE E DE SUAS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DE EXPRESSÃO REVELANDO UMA DAS OPERAÇÕES MAIS ATIVAMENTE ENVOLVIDAS NA PRODUÇÃO DAS SUBJETIVIDADES NA PRÁTICA DA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR. A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA SEXUALIDADE NA INSTANCIA INSTITUCIONAL INDICA A SUA MULTIPLICIDADE, APONTANDO DIFERENTES FORMAS DE EXPRESSÃO COMO A HOMOSSEXUALIDADE; NAS ORGANIZAÇÕES ESCOLARES, EXPRESSA A SUA FIXAÇÃO BIOLOGIZANTE E NATURALIZADA; E NOS DISCURSOS DOS ADOLESCENTES, SÃO APREENDIDAS COMO: FICAR, VIRGINDADE, GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA E HOMOSSEXUALIDADE. FORAM CONSTITUÍDOS TRÊS GRUPOS PARA ANÁLISE: 1° COMPOSTO DE ESTUDANTES DE 13 A 17 ANOS, DE AMBOS OS SEXOS, DA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL (A) E DA REDE PRIVADA (B) DO RECIFE; 2° COMPOSTO PELA DIREÇÃO E PROFESSORES DESTAS ESCOLAS; 3° COMPOSTO POR PROFISSIONAIS QUE ELABORARAM O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO SEXUAL DAS ESCOLAS DE PE. A APREENSÃO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS FOI FEITA A PARTIR DE TÉCNICAS QUALITATIVAS E A ANÁLISE DE CONTEÚDO FOI EMPREGADA COMO PROCEDIMENTO DE ANÁLISE.
Description: BIBLIOTECA CENTRAL
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1765
Other Identifiers: Doutorado
SOCIOLOGIA
MISTO
Appears in Collections:Jovens, Sexualidade e Gênero

Files in This Item:
File SizeFormat 
tese.pdf974.19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools