Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1697
Title: AÇÃO AFIRMATIVA: O IMPACTO DA POLÍTICA DE COTAS NA ESDI (ESCOLA SUPERIOR DE DESENHO INDUSTRIAL UERJ)
Authors: OLIVEIRA, Iolanda De
SACRAMENTO, Monica Pereira Do
Keywords: ENSINO SUPERIOR;AÇÃO AFIRMATIVA;RELAÇÕES RACIAIS
Issue Date: 2005
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Abstract: ESTE TRABALHO TEM COMO TEMÁTICA CENTRAL A ANÁLISE DAS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS PELOS ALUNOS INGRESSANTES NOS VESTIBULARES 2003 E 2004 NA ESDI ESCOLA SUPERIOR DE DESENHO INDUSTRIAL ATRAVÉS DA IMPLEMENTAÇÃO DA MODALIDADE DE COTAS RACIAIS, DETERMINADA A PARTIR DA PROMULGAÇÃO DAS LEIS NÚMERO 3.708/01 E 4.151/03, UMA VEZ QUE A PRESENÇA DE ESTUDANTES NEGROS NA INSTITUIÇÃO APRESENTAVA-SE, ATÉ ENTÃO, INCIPIENTE. ATRAVÉS DE PESQUISA EMPÍRICA E INTERPRETAÇÃO QUANTITATIVA E QUALITATIVA DOS DADOS SOBRE ESTA EXPERIÊNCIA PIONEIRA NO ENSINO SUPERIOR, O TRABALHO BUSCA, TRAÇAR O PERFIL DESTES JOVENS E AS MOTIVAÇÕES QUE OS LEVARAM A ESCOLHER A CARREIRA DE DESIGN, CONSIDERADA PELA SOCIEDADE COMO DE ALTO PRESTÍGIO. AS EXPERIÊNCIAS RELATADAS PELOS ESTUDANTES NEGROS - PRETOS E PARDOS - A PARTIR DE SUA ENTRADA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA REVELAM QUE HÁ EM CURSO UMA TRANSFORMAÇÃO SILENCIOSA NA INSTITUIÇÃO NO QUE ALGUNS CHAMAM DE TROPICALIZAÇÃO DO DESIGN E QUE PARA ALÉM DAS OPINIÕES DIVERSAS FORMADAS A PARTIR DA IMPLEMENTAÇÃO DA MEDIDA, O IMPACTO DA ENTRADA DESTES ESTUDANTES NA ESDI APONTA PARA UMA REVISÃO DOS PROCESSOS DE ADMISSÃO E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR E EM ESPECIAL, NAS CARREIRAS CONSIDERADAS SOCIALMENTE COMO DE ALTO PRESTÍGIO. O TRABALHO REVELA QUE A AMPLIAÇÃO DAS EXPECTATIVAS DOS ESTUDANTES E A CONSTRUÇÃO DE PROJETOS FUTUROS MARCAM COMO CARACTERÍSTICA CENTRAL ESTA EXPERIÊNCIA E QUE HÁ HETEROGENEIDADE DENTRO DO HOMOGÊNEO NESTE CASO A ADOÇÃO DE AÇÕES AFIRMATIVAS NA MODALIDADE DE COTAS, DESFAZENDO, ASSIM, MITOS E GENERALIZAÇÕES EM TORNO DA ADMISSÃO DESTES JOVENS.
Description: BIBLIOTECA CENTRAL DO GRAGOATÁ
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1697
Other Identifiers: Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Appears in Collections:Jovens Negros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf1.68 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools