Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1680
Title: POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA E ENSINO SUPERIOR: A EXPERIÊNCIA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL DA PUC-RIO
Authors: CANDAU, Vera Maria Ferrão
ALMEIDA, Mônica Andréa Oliveira
Keywords: ENSINO SUPERIOR;DIVERSIDADE CULTURAL;MULTICULTURALISMO
Issue Date: 2003
Publisher: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
Abstract: ESTA PESQUISA FOCALIZA QUESTÕES SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL, TEMÁTICA EMERGENTE NO CAMPO DA EDUCAÇÃO, QUE VEM SENDO TRABALHADA MAIS ESPECIFICAMENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA E QUE PASSOU A SER ENFOCADA NO ENSINO SUPERIOR COM A IMPLEMENTAÇÃO DAS CHAMADAS "AÇÕES AFIRMATIVAS". TAIS POLÍTICAS TÊM COMO OBJETIVO SUPERAR AS DESVANTAGENS QUE NEGROS, MULHERES E OUTROS GRUPOS DISCRIMINADOS SOFRERAM E, PARA ISSO, BUSCAM PROMOVER A IGUALDADE ENTRE OS DIFERENTES GRUPOS QUE COMPÕEM A SOCIEDADE. A PONTIFÍCIA UNIVERDIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO (PUC-RIO), VEM DESENVOLVENDO, DESDE 1994, UM PROJETO EM "PARCERIA" COM DIVERSOS PRÉ-VESTIBULARES COMUNITÁRIOS E, MAIS ESPECIFICAMENTE, COM O PVNC (PRÉ-VESTIBULAR PARA NEGROS E CARENTES) DE CONCESSÃO DE BOLSAS INTEGRAIS DE ESTUDO PARA OS AFRODESCENDENTE QUE OBTIVEREM APROVAÇÃO NO EXAME DE VESTIBULAR. NO CONTEXTO DESSE PROJETO DESTACA-SE O CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL QUE POSSUI 98% DE ALUNOS(AS) ORIUNDOS(AS) DE PRÉ-VESTIBULARES COMUNITÁRIOS. A PESQUISA REALIZADA BUSCOU COMPREENDER COMO SE CONFIGURA A EXPERIÊNCIA DESSE CURSO DE GRADUAÇÃO DENTRO DO UNIVERSO DA PUC-RIO, SUAS CARACTERÍSTICAS, DIFICULDADES, CONQUISTAS E DESAFIOS, A PARTIR DO PONTO DE VISTA DE SEUS DIFERENTES ATORES. PARA ISSO, FORAM ENTREVISTADAS NOVE PROFESSORAS, UM ALUNO E QUINZE ALUNAS DO CURSO EM QUESTÃO.
Description: BS DE EDUCAÇÃO
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1680
Other Identifiers: Mestrado
EDUCAÇÃO
MISTO
Appears in Collections:Jovens Negros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf1.86 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools