Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1668
Title: A POLÍTICA DE COTAS RACIAIS NA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA: UM DESAFIO ÉTICO
Authors: CASALI, Alipio Marcio Dias
ARBACHE, Ana Paula Ribeiro Bastos
Keywords: AFRO-DESCENDENTES;POLITICAS ALTERNATIVAS;COTAS RACIAIS
Issue Date: 2006
Publisher: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
Abstract: ESTA TESE DE DOUTORADO TEM COMO PROPÓSITO RESPONDER À PERGUNTA: EM QUE MEDIDA A EXPERIÊNCIA INAUGURAL DA IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA DE COTAS RACIAIS NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ) EM 2003 RESISTE A UMA CRÍTICA ÉTICA TENDO AS VOZES DOS ESTUDANTES COTISTAS AUTODECLARADOS NEGROS OU PARDOS COMO PROTAGONISTAS? O ESTUDO ORA EXPOSTO TEM COMO OBJETIVO APROFUNDAR TAL DISCUSSÃO COM UM OLHAR ÉTICO SOBRE A POLÍTICA CONTEMPORÂNEA DA RESERVA DE VAGAS/COTAS RACIAIS NO ENSINO SUPERIOR PARA A REALIZAÇÃO DESSE PROPÓSITO A TESE APRESENTA UM ESTUDO DE CASO REALIZADO NA UERJ EM 2003 2004 E 2005 E BUSCA ANALISÁ-LO CRITICAMENTE DE UM PONTO DE VISTA DA ÉTICA DE ENRIQUE DUSSEL A PESQUISA SOBRE ESSE TEMA FEZ-ME DEBRUÇAR SOBRE A HISTÓRIA DO ENSINO SUPERIOR NO RIO DE JANEIRO PARTICULARMENTE SOBRE A TRAJETÓRIA DA UERJ TAMBÉM LEVOU-ME A ESTUDAR A POSIÇÃO HISTÓRICA DO NEGRO NO RIO DE JANEIRO E DE SEUS MOVIMENTOS E AGENDAS NA PERSPECTIVA DE RELACIONAR AS REIVINDICAÇÕES PASSADAS E AS CONQUISTAS DAS COTAS RACIAIS NA ATUALIDADE COM O INTUITO DE APROFUNDAR O ENTENDIMENTO SOBRE O ASSUNTO TAMBÉM EXAMINEI A CHEGADA E A DIFUSÃO DAS ?AÇÕES AFIRMATIVAS? NO CONTEXTO BRASILEIRO PARA DISCUTIR A POLÍTICA DE COTAS RACIAIS NA UERJ APOIEI-ME TEORICAMENTE NA ?ÉTICA DA LIBERTAÇÃO? DE DUSSEL (2002) CONSIDEREI-A UMA ÉTICA CRÍTICA CAPAZ DE DENUNCIAR SISTEMAS HEGEMÔNICOS PRODUTORES DE EXCLUSÕES E DOMINAÇÕES ANCORADA NA FACTIBILIDADE DA LIBERTAÇÃO DESSAS VÍTIMAS DO SISTEMA ECONÔMICO POLÍTICO E CULTURAL NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO DUSSEL PENSA UM SISTEMA DE ETICIDADE QUE TOMA A VIDA DAS VÍTIMAS COMO PRINCÍPIO UNIVERSAL DESTA ÉTICA NO CASO IDENTIFICO OS ESTUDANTES AUTODECLARADOS NEGROS OU PARDOS COMO AS ?VÍTIMAS? NESTE CONTEXTO DE ANÁLISE ESTA TESE CONFIRMOU QUE O SISTEMA DE COTAS RACIAIS DA UERJ/2003 PODE SER CONSIDERADO UM SISTEMA DE ETICIDADE CRÍTICO TENDO-SE OS ESTUDANTES COTISTAS COMO SUJEITOS DESSA AÇÃO COM ISSO ESPERO CONTRIBUIR COM O APRIMORAMENTO DE AÇÕES QUE POSSAM AMPLIAR AS OPORTUNIDADES DE NEGROS E PARDOS NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO ENTENDENDO ESSA AMPLIAÇÃO COMO UMA EFETIVAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SOCIAL POLÍTICO CULTURAL E ÉTICO DA SOCIEDADE BRASILEIRA.
Description: PUC SP
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1668
Other Identifiers: Doutorado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Appears in Collections:Jovens Negros

Files in This Item:
File SizeFormat 
tese.pdf1.53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools