Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1478
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMORGADO, Maria Aparecidapt_BR
dc.contributor.authorCOSTA, Rosa Maria Corrêa Dapt_BR
dc.coverage.spatialMTpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:26:06Z-
dc.date.available2009-03-14T18:26:06Z-
dc.date.issued2004pt_BR
dc.date.submitted2004pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1478-
dc.descriptionBIBLIOTECA CENTRAL DA UFMT E BIBLIOTECA SETORIAL DO IEpt_BR
dc.description.abstractESTA PESQUISA PRETENDE CONHECER COMO OS JOVENS REPRESENTANTES ESTUDANTIS DO ENSINO MÉDIO E UNIVERSITÁRIO CONSTROEM E ENTENDEM SUA PARTICIPAÇÃO NA PRIMEIRA GESTÃO EM QUE SE ABRE ESPAÇO PARA ELES NO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MATO GROSSO. O RECORTE CRONOLÓGICO QUE VAI DO ANO DE 1999 A 2002 TEM POR OBJETIVO DEMONSTRAR AS ALTERAÇÕES OCORRIDAS NA ESTRUTURA DO CONSELHO NESSE PERÍODO E AS ALTERAÇÕES EM SUA LEI E DINÂMICA DE FUNCIONAMENTO QUE PERMITIRAM, PELA PRIMEIRA VEZ EM 1998, A REPRESENTAÇÃO DE ESTUDANTES NO SEGMENTO DA SOCIEDADE CIVIL. UMA DAS GRANDES CONQUISTAS DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 FOI A CRIAÇÃO DOS CONSELHOS INSTITUCIONALIZADOS. INSTRUMENTOS DE PARTICIPAÇÃO POLÍTICA, CONTROLE E FISCALIZAÇÃO NA APLICAÇÃO DOS RECURSOS PÚBLICOS DEVEM SERVIR COMO ESPAÇO DE NEGOCIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS. OS CONSELHOS PODEM CONSTITUIR-SE EM INSTÂNCIAS ENRIQUECEDORAS NA FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO E NA ESTIMULAÇÃO DO CIDADÃO PARA A PARTICIPAÇÃO E A TOMADA DE DECISÃO COM PREOCUPAÇÃO COLETIVA. OS JOVENS ESTUDANTES, EM FORMAÇÃO NO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DE CONHECIMENTOS, PODEM TER TAMBÉM NESSES LOCAIS, UM ESPAÇO PARA O DESENVOLVIMENTO DE CONSCIÊNCIA POLÍTICA. INFORMAÇÕES SOBRE ESTA TEMÁTICA, POSTERIORES A 1995, ÉPOCA DA CRIAÇÃO DA MAIORIA DOS COLEGIADOS INSTITUCIONALIZADOS E DA REESTRUTURAÇÃO DOS JÁ EXISTENTES, CASO DOS COLEGIADOS DE EDUCAÇÃO, AINDA SÃO BASTANTE DEFICITÁRIAS E FOCALIZADAS. NÃO EXISTE DISCUSSÃO ACERCA DESSA TEMÁTICA NO ESTADO DE MATO GROSSO. O QUESTIONAMENTO QUE DESENCADEOU A PESQUISA FOI SABER SE, NESTA PRIMEIRA GESTÃO, OS REPRESENTANTES ESTUDANTIS SE ARTICULARAM COM AS MOBILIZAÇÕES DOS JOVENS ESTUDANTES ORGANIZADOS NO ESTADO A HIPÓTESE É QUE OS CONSELHEIROS, AO TOMAREM DECISÕES EM PLENÁRIA, NÃO O FAZEM DE MODO ARTICULADO COM SUAS BASES E EM CONSONÂNCIA COM AS DEFINIÇÕES DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO. PARA ALCANÇAR O OBJETIVO DA PESQUISA, QUE SE SITUA NUMA PERSPECTIVA QUALITATIVA, EFETUEI LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO, DOCUMENTAL E EMPÍRICO ACERCA DOS TEMAS LIGADOS À IMPLANTAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS NO BRASIL E EM MATO GROSSO. A PARTIR DO PROBLEMA INICIALMENTE COLOCADO E DA HIPÓTESE LEVANTADA, CONCLUO QUE OS ESTUDANTES CONSELHEIROS NÃO ATUAM DE MODO ARTICULADO COM AS BASES DO MOVIMENTO ESTUDANTIL NO ESTADO E MENOS AINDA NO PAÍS. SUAS ATUAÇÕES E DECISÕES SÃO INDIVIDUALIZADAS. AGEM DE MODO A REFERENDAR ATITUDES PATRIMONIALISTAS DE PROFESSORES. PARTICIPAM TIMIDAMENTE NAS DISCUSSÕES ACERCA DA ELABORAÇÃO DE POLÍTICAS SETORIAIS. PARTICIPAM MAS NÃO REPRESENTAM SEU SEGMENTO. PALAVRAS-CHAVE: DEMOCRACIA, REPRESENTAÇÃO ESTUDANTIL, CONSELHO, PARTICIPAÇÃO POLÍTICA.pt_BR
dc.format.extent812889 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSOpt_BR
dc.subjectREPRESENTAÇÃO ESTUDANTILpt_BR
dc.subjectCONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectPARTICIPAÇÃO JUVENILpt_BR
dc.subject.otherJOVENS E POLÍTICApt_BR
dc.subject.otherPOLÍTICA - militância políticapt_BR
dc.title"A PARTICIPAÇÃO DE JOVENS ESTUDANTES NO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO (1999 A 2002)"pt_BR
Appears in Collections:Jovens e Política

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf793.84 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools