Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1428
Title: RESGATE DO IMAGINÁRIO DOS JOVENS INFRATORES PELA LEITURA DE IMAGENS DE UMA PRODUÇÃO ARTÍSTICA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA
Authors: PETEROSSI, Helena Gemignani
OLIVEIRA, Ivan José Stancati De
Keywords: INTERDISCIPLINARIDADE;PRODUÇÃO ARTÍSTICA;JOVENS INFRATORES
Issue Date: 2003
Publisher: UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO
Abstract: ESTE TRABALHO DE PESQUISA FOI UM RESGATE DO IMAGINÁRIO DO MUNDO DOS JOVENS INFRATORES INTERNADOS NA FEBEM. MEU CAMPO DE INVESTIGAÇÃO LIMITOU-SE À PINTURA EM MURAIS, TELAS, MODELAGENS E ESCULTURAS DOS JOVENS INTERNOS QUE SUBMETI À ANÁLISE E À LEITURA COM A INTENÇÃO DE OBTER UMA CHAVE PARA O CONHECIMENTO DE SEU MUNDO, DE SEU IMAGINÁRIO. ESTA LEITURA NÃO FOI APENAS FORMAL, OU SEJA, SÓ PELA RAZÃO, UMA ANÁLISE EM SEU SENTIDO COGNITIVO, MAS TAMBÉM PELO CONHECIMENTO SIMBÓLICO DAS IMAGENS EM SEU SENTIDO MAIS EMOTIVO, EXPRESSÃO. TAMBÉM FIZ UM TRABALHO TERAPÊUTICO, OCUPACIONAL E DE RESGATE DO JOVEM INFRATOR, DESEMPENHADO PELA FUNÇÃO DA ARTE, VISTO QUE AS EMOÇÕES SÃO SENTIDAS PELO ARTE-EDUCADOR, SÃO AS FERRAMENTAS QUE POSSUI PARA ENTENDER O COMPORTAMENTO E AS REAÇÕES DOS JOVENS INFRATORES INTERNADOS. DA PRODUÇÃO DO JOVEM, FORAM EXTRAÍDAS AS EMOÇÕES MAIS FORTES, AQUELAS SENTIDAS PELO ARTE-EDUCADOR, PROVENIENTES DA OBSERVAÇÃO DA PRODUÇÃO DA OBRA PELA MENSAGEM TRADUZIDA EM: HARMONIA, AGRESSIVIDADE, TRISTEZA, SAUDADES. ESTAS INTERPRETAÇÕES ÀS IMAGENS DA OBRA DO AUTOR ALIADA A IMPRESSÃO AFETIVA DO GRUPO INTEGRANTE SERVIAM DE APOIO PARA SUPERAR SEUS CONFLITOS, TANTO À NÍVEL INTERIOR (SUBJETIVO) COMO EXTERIOR (REALIDADE). ALÉM DA LEITURA FORMAL, REALIZEI ALGUMAS LEITURAS SIMBÓLICAS, BASEADAS EM ESTUDOS DE NISE DA SILVEIRA, QUE FUNDAMENTADA NA OBRA DE JUNG, ANALISAM O SIMBOLISMO DAS IMAGENS. FOI PRECISO TAMBÉM, ENXERGAR AQUILO QUE NA PRODUÇÃO ARTÍSTICA DO JOVEM PODE SER UMA EXPRESSÃO DO INCONSCIENTE, CONFLITO INTERIOR, JÁ QUE A ARTE É O ESPELHO DO QUE ACONTECE NO INTERIOR DO INDIVÍDUO. ASSIM, PODE SER FEITA UMA LEITURA DA PINTURA OU ESCULTURA PARA CHEGARMOS AO MUNDO INTERNO DOS JOVENS INFRATORES. DESCREVI O CENÁRIO EM QUE DESENVOLVI MINHA ATIVIDADE DE ARTE - EDUCADOR: O ESPAÇO FÍSICO DE ATUAÇÃO, A VIVÊNCIA DO CRIME E A LINGUAGEM DOS JOVENS INFRATORES, CONSTITUINDO UM GRUPO CARACTERÍSTICO COM UMA CULTURA PRÓPRIA EM QUE REINAM A MALDADE E O CRIME. A PARTIR DESSAS NOVAS VIVÊNCIAS, PELOS SÍMBOLOS (LINGUAGEM) E PELAS IMAGENS(PINTURAS, FORMAS, DESENHOS) A TUDO QUE VIVI NESSE UNIVERSO DE EXCLUÍDOS QUE REPRESENTAM, TAMBÉM, UMA COMUNIDADE, VOU APRENDER NOVAS SIGNIFICAÇÕES PELA LINGUAGEM E SENTIR NOVAS EMOÇÕES PELA ARTE E LEITURA DAS IMAGENS DO CRIME. HÁ NECESSIDADE DA CRIAÇÃO DE NOVAS PROPOSTAS PELA ARTE, NAS QUAIS OS JOVENS POSSAM DESENVOLVER SUA CRIATIVIDADE, DIRECIONANDO ESTAS COM PROPOSTAS QUE DÊEM UM PERFIL DE CONVÍVIO AO JOVEM EM GRUPO, CABENDO AO ARTE-EDUCADOR, FACILITAR O PROCESSO DE REINTEGRAÇÃO E REINSERÇÃO SOCIAL DESSES JOVENS EM CONFLITO.
Description: UNICID
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1428
Other Identifiers: Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Appears in Collections:Adolescentes em Processo de Exclusão Social

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools