DSpace/Manakin Repository

CRIANÇAS E ADOLESCENTES: A TEMÁTICA DA IMBRICAÇÃO RAÇA/ETNIA, GÊNERO, CLASSE SOCIAL NOS PROGRAMAS SOCIAIS EM BELÉM

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor BONETTI, Dilsea Adeodata pt_BR
dc.contributor.author NASCIMENTO, Maria Antonia Cardoso Do pt_BR
dc.coverage.spatial SP pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T18:24:14Z
dc.date.available 2009-03-14T18:24:14Z
dc.date.issued 2000 pt_BR
dc.date.submitted 2000 pt_BR
dc.identifier Doutorado pt_BR
dc.identifier SERVIÇO SOCIAL pt_BR
dc.identifier MISTO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1311
dc.description PUC - SP pt_BR
dc.description.abstract ESTA TESE ANALISA AS AÇÕES SÓCIO-EDUCATIVAS NOS ESPAÇOS COTIDIANOS DOS PROGRAMAS SOCIAIS EXISTENTES EM BELÉM ENQUANTO PRÁTICA SOCIAL QUE CONTRIBUI NA CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO, DESTACANDO A RAÇA/ETNIA, O GÊNERO, A CLASSE SOCIAL COMO ARTICULAÇÃO CONSTITUTIVA E CONSTITUINTE. A INTERLOCUÇÃO EMPREENDIDA É UMA REFLEXÃO SOBRE AS POTENCIALIDADES DESSA ARTICULAÇÃO, PRESENTE NA ANÁLISE CONTEMPORÂNEA DO REAL, PROCURANDO DAR CONTA DAS QUESTÕES SUSCITADAS NA PRÁTICA COTIDIANA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES DOS PROGRAMAS SOCIAIS EXAMINADOS. O CAMPO EMPÍRICO CARACTERIZADO PELO CONTATO COM VINTE E OITO ENTIDADES GOVERNAMENTAIS E NÃO-GOVERNAMENTAIS DÁ-NOS A OPORTUNIDADE DE APRENDER COMO É VIABILIZADA A IMBRICAÇÃO CLASSE, GÊNERO, RAÇA/ETNIA NA REFERIDA PRÁTICA SOCIAL. O EXAME FORNECIDO PELA OBSERVAÇÃO IN LOCO E PELO ARCABOUÇO TEÓRICO UTILIZADO INDICA QUE A CONTRIBUIÇÃO DOS PROGRAMAS SOCIAIS NA CONSTITUIÇÃO OBJETIVA/SUBJETIVA É UM PROCESSO CONTRADITÓRIO. AS DIMENSÕES DO GÊNERO, DA RAÇA/ETNIA E DA CLASSE SOCIAL SÃO TRATADOS NO CONJUNTO DA DINÂMICA SÓCIO-EDUCATIVA DE FORMA TENSA, INTERCALADAS POR DOIS CAMPOS. O PRIMEIRO É O CAMPO DA REPRODUÇÃO/CRISTALIZAÇÃO HIERARQUIZADORA PECULIAR DO JOGO AMBÍGUO DA VISIBILIDADE/INVISIBILIDADE QUE PERPASSA, MUITAS VEZES, O PRÓPRIO TRATAMENTO TEÓRICO-METODOLÓGICO QUE CERCA A CONFLUÊNCIA RAÇA/ETNIA, GÊNERO, CLASSE SOCIAL. O SEGUNDO CORRESPONDE AO CAMPO DA POSSIBILIDADE E DA FERTILIDADE DOS PROGRAMAS QUE SINALIZAM PARA A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS COMPROMETIDAS COM PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DOS SUJEITOS ENQUANTO ESPAÇO QUE TEM NA RAÇA/ETNIA, GÊNERO, CLASSE SOCIAL SEUS PRINCIPAIS ELEMENTOS CRIADORES. pt_BR
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO pt_BR
dc.subject CRIANÇAS pt_BR
dc.subject ADOLESCENTES pt_BR
dc.subject REFLEXÃO pt_BR
dc.title CRIANÇAS E ADOLESCENTES: A TEMÁTICA DA IMBRICAÇÃO RAÇA/ETNIA, GÊNERO, CLASSE SOCIAL NOS PROGRAMAS SOCIAIS EM BELÉM pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Contexto