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http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1275
Title: | O SIGNIFICADO SOCIAL DA ESCOLA, DO TRABALHO E DA TECNOLOGIA PARA ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE CIDADANIA UM ESTUDO DE CASO SOBRE A FUNDAÇÃO CIDADE MÃE |
Authors: | MARQUES, Maria Ornélia Da Silveira SILVA, Jamile Borges Da |
Keywords: | EDUCAÇÃO-ASPECTOS SOCIAIS;CIDADANIA;EDUCAÇÃO TRABALHO |
Issue Date: | 1999 |
Publisher: | UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA |
Abstract: | O PRESENTE TRABALHO CONSTITUI-SE NUM ESFORÇO DE TENTAR COMPREENDER AS NOVAS SITUAÇÕES QUE SE IMPÕEM A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA , E MAIS ESPECIFICAMENTE AOS JOVENS DE BAIXA RENDA, PRINCIPAL SEGMENTO ASSOLADO PELOS EFEITO DOS AVANÇO TECNOLÓGICOS E DA RECONFIGURAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO FACE A CRISE ECONÔMICA MUNDIAL E, PRINCIPALMENTE AO FRACASSO RELATIVO DA ESCOLA AO PREPARAR ESSES ADOLESCENTE PARA ENFRENTAR AS NOVAS DEMANDAS SOCIAIS E TECNOLÓGICAS. O PROBLEMA QUE SE COLOCA AQUI É TENTAR PERCEBER COMO ESSES JOVENS MENINOS( AS), ADOLESCENTES DA FUNDAÇÃO CIDADE- MÃE VIVENCIAM SUAS EXPERIÊNCIA NESTA INSTITUIÇÃO, COMPREENDENDO AS RELAÇÕES QUE SE ESTABELECEM ENTRE A ESCOLA, O TRABALHO E A FUNDAÇÃO CIDADE- MÃE. DAÍ A IMPORTÂNCIA PRECÍPUA DE PROPOR REFLEXÕES SOBRE A SINGULARIDADE DA RELAÇÃO ESCOLAR/TECNOLOGIA/TRABALHO PARA OS JOVENS DAS CAMADAS DE BAIXA RENDA, ISTO É, QUE IMPORTÂNCIA ASSUME A ESCOLA? QUAL O SIGNIFICADO DAS TECNOLOGIAS? O QUE REPRESENTA A ATITUDE DOS JOVENS AO PROCURAR A ESCOLA E A FUNDAÇÃO CIDADE MÃE? NESSE SENTIDO, CONSIDERO IMPORTANTE A TAREFA DE TENTAR ENTENDER UM POUCO MAIS COMO SE DÁ A ARTICULAÇÃO ENTRE O CURRÍCULO/PROFISSIONALIZAÇÃO -TRABALHO/TECNOLOGIAS PERCEBENDO AS REPERCUSSÕES PARA VIDA DOS ADOLESCENTES DENTRO DA FUNDAÇÃO CIDADE- MÃE INSTITUIÇÃO DA CIDADE DE SALVADOR RESPONSÁVEL PELO ATENDIMENTO A MENINOS E MENINAS EM SITUAÇÃO DE RISCO PESSOAL, SOCIAL, PROFISSIONAL E EMOCIONAL, OU SEJA, QUE TIPOS DE APRENDIZAGENS SE ENSINA/SE APRENDEM PARA ATENDER A QUE TIPO DE DEMANDA POR FORMAÇÃO. QUE CIDADÃO SE QUE CIDADANIA, PREPARANDO FUTUROS TRABALHADORES PARA UMA SOCIEDADE SEM TRABALHO? PENSO APONTAR ALGUMAS POSSÍVEIS TRILHAS PARA ENTENDER COMO ESSES ADOLESCENTE ESTÃO LIDANDO COM ESSA TECNOLOGIAS, COMO AS REPRESENTAM, O QUE SIGNIFICA PARA SUAS VIDAS A ESCOLA E O TRABALHO ENQUANTO POSSIBILIDADES DE SAIR DESSA CONDIÇÃO DE RISCO. |
Description: | ANÍSIO TEIXEIRA |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1275 |
Other Identifiers: | Mestrado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO |
Appears in Collections: | Adolescentes em Processo de Exclusão Social |
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