Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1238
Title: A FORMAÇÃO TÉCNICO-PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DOS CENTROS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E A DEMANDA DO MUNDO DO TRABALHO
Authors: BOAS, Ana Alice Vilas
MAGALHÃES, Ivan Chaves De
Keywords: METODOLOGIA DE ENSINO;EDUCAÇÃO AGRÍCOLA;EGRESSOS
Issue Date: 2005
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
Abstract: ESTE TRABALHO FOI REALIZADO NO CEFET-BAMBUI-MG, QUE DESENVOLVE UMA METODOLOGIA DE ENSINO ADOTADA BASEANDO-SE NO SISTEMA DENOMINADO ESCOLA-FAZENDA, O QUAL VEM FUNCIONANDO DESDE 1968. ESTE TEM COMO OBJETIVO FAZER DO TRABALHO UM ELEMENTO IMEGRANTE DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM, BUSCANDO CONCILIAR EDUCAÇÃO/TRABALHO. OS SETORES DE PRODUÇÃO E SERVIÇOS SÃO UTILIZADOS NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PARA O EXERCICIO PROFISSIONAL COM INTUITO DE VERIFICAR AS ABORDAGENS DE ENSINO QUE ESTÃO PRESENTES TANTO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA QUANTO NA EDUCAÇÃO DE OUTROS PAÍSES É UM AUXÍLIO NA COMPREENSÃO DA FORMAÇÃO ESPECIFICA, DO PROFISSIONAL DOCENTE NO CEFET-BAMBUÍ. OS DIFERENTES MODELOS DE ENSINO QUE ALIADOS À PESQUISA VÊEM CONTRIBUIR PARA O PROCESSO EDUCATIVO COMO UM TODO. POR ISSO PARA CONHECER O PERFIL DA INSTITUIÇÃO SE TORNOU RELEVANTE PARA O DESENVOLVIMENTO DA FORMAÇÃO CONTINUADA E DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ESPECIFICAMENTE EM BAMBUI E EM MINAS GERAIS. O OBJETIVO DESTE ESTUDO É APRESENTAR A ANÁLISE DOS EGRESSOS E AS CONSIDERAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA ESCOLA AGROTÉCNICA FEDERAL DE BAMBUI-MG. DURANTE O CRESCIMENTO DA ESCOLA E, CONSEQUENTEMENTE DO NÚMERO DE ALUNOS, DE PROFESSORES, DA OFERTA DE CURSOS E DA ABRANGÊNCIA DE NOVAS ÁREAS, ESTA ESCOLA NÃO MUDOU SUA FILOSOFIA DE ENSINO NEM SUAS NORMAS BÁSICAS DE FUNCIONAMENTO QUE BUSCAM A FORMAÇÃO DE UM PROFISSIONAL COMPLETO, EFICIENTE, RESPONSÁVEL, CAPAZ DE RESOLVER PROBLEMAS E APONTAR SOLUÇÕES, ALIANDO TUDO ISTO A UMA FORMAÇÃO ÉTICA, HUMANÍSTICA E CIDADÃ, COM CONSCIÊNCIA DE SEUS DIRETOS E DE SUAS OBRIGAÇÕES. ASSIM SENDO, ESTE TRABALHO BUSCA APRESENTAR O RESULTADO, APRESENTADO NO MERCADO DE TRABALHO, PELOS ALUNOS FORMADOS NESTA INSTITUIÇÃO, AVALIANDO QUAIS OS ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DE SUA FORMAÇÃO E SUA INSERÇÃO NO DIFÍCIL E COMPETITIVO MUNDO DO TRABALHO.
Description: BIBLIOTECA DA UFRURALRJ
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1238
Other Identifiers: Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Appears in Collections:Jovens Universitários

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf4.84 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools