Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1204
Title: ENSINO SUPERIOR, JUVENTUDE E TRABALHO: ESTUDANTES DE CURSOS DE LICENCIATURA E O INTERESSE PELO SABER
Authors: MORGADO, Maria Aparecida
BOTELHO, Daniela Mendes Piloni
Keywords: EDUCAÇÃO;JUVENTUDE E INTERESSE PELO SABER
Issue Date: 2006
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
Abstract: A TEMÁTICA PROPOSTA, ENSINO SUPERIOR, JUVENTUDE E TRABALHO: ESTUDANTES DE CURSOS DE LICENCIATURA E O INTERESSE PELO SABER BUSCA CORRELACIONAR O PAPEL DA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA E DO SABER COMO INSTRUMENTALIZAÇÃO PARA O TRABALHO. TAMBÉM, SE A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO INTERFERE NESSE PROCESSO. A BASE DESSA DISCUSSÃO PROCUROU DIALOGAR COM PESQUISAS QUE COLOCAM OS VÍNCULOS ESTABELECIDOS PELO JOVEM NO ENSINO, EM GERAL, E NO SUPERIOR, EM PARTICULAR. BUSCA-SE PERCEBER NO DECORRER DA PESQUISA, ATRAVÉS DAS FONTES BIBLIOGRÁFICAS E ORAIS, SE, NO ENSINO SUPERIOR, FALAR SOBRE O SABER IMPLICA EM ENTENDER E DISCORRER SOBRE O TRABALHO. COMPREENDER O UNIVERSO JUVENIL, DESTACANDO O INTERESSE PELO SABER, ATRAVÉS DOS PROCESSOS PSICOSSOCIAIS INTERGERACIONAIS, PERMITE MOSTRAR, COMO AFIRMA CARRANO (2003), QUE O JOVEM SÓ É JOVEM NA ?RELAÇÃO COM?. ESTA PESQUISA UTILIZA COMO TÉCNICA DE COLETA DE DADOS O GRUPO FOCAL, COM ANÁLISE QUALITATIVA. COMO CONSIDERAÇÕES FINAIS, PERCEBE-SE QUE AS PERSPECTIVAS QUE SE DELINEIAM PARA O JOVEM NO MERCADO DE TRABALHO, SÃO POSSIVELMENTE O FATOR PREDOMINANTE DA SUA RELAÇÃO COM O SABER. AS RELAÇÕES ESTABELECIDAS NO UNIVERSO ACADÊMICO OCUPAM UM LUGAR DE DESTAQUE, TANTO NO ASPECTO POSITIVO, COMO NAS LACUNAS E PORTANTO, NAS RELAÇÕES NEGATIVAS OU INESISTENTES QUE OCORREM ENTRE OS PROFESSORES E ALUNOS, INDICANDO ALGUMAS VEZES O INTERESSE OU DESINTERESSE PELO SABER.
Description: BIBLIOTECA CENTRAL DA UFMT E BIBLIOTECA SETORIAL DO IE/UFMT
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1204
Other Identifiers: Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Appears in Collections:Jovens Universitários

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf461.33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools